Livro sobre integridade na pesquisa é publicado por pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz

O livro “Programa de Integridade na Pesquisa para Instituições e Cientistas – Ciência de qualidade se faz com integridade”, de autoria de Bráulio Caetano Machado e Maria de Fátima Costa Pires, foi recém-lançado pela editora Dialética.

Breve resenha:

“Faça sempre a coisa certa”; nunca esse simples aconselhamento fez tanto sentido na ciência atual.

Manchada por condutas inapropriadas com repercussões negativas e até trágicas, em alguns casos, a ciência passa por uma crise moral de grande repercussão. As pesquisas intencionalmente mal elaboradas com resultados, incorretos, hipóteses ineficientemente testadas, conflitos de interesses e fraudes, evidenciaram este velho problema: as más condutas relacionadas à ética em pesquisa. A necessidade de promoção de integridade cientifica para instituições e cientistas se tornou inconteste. A proposta desta obra baseia-se na criação do “Programa de Integridade na Pesquisa”, um sistema estruturado, que tenha comprometimento e apoio da alta direção institucional; que possua instância responsável pela gestão; que realize ações educativas e preventivas na conduta responsável em pesquisa; que promova cultura de integridade na pesquisa; que estabeleça diretrizes apoiando pesquisadores nas tomadas de decisões; orientando quanto à responsabilidade; monitorando a integridade na pesquisa institucional com gestão de riscos e de compliance; estabelecendo mecanismos e procedimentos referentes à comunicação, treinamentos e medidas de acompanhamento e disciplinares referentes à má conduta; e aperfeiçoamento contínuo do programa.

Este livro poderá servir de inspiração para instituições na implementação deste programa, podendo influenciar positivamente cientistas e o ambiente científico elevando o nível de excelência e qualidade nas pesquisas produzidas.

Informações para aquisição

ou telefone: 97608-2318