Sobre a Rede

A BVS Rede de Informação e Conhecimento é resultado do Projeto Gestão de Informação Técnico- Científica em Saúde realizado em 2006 pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) em parceria com a BIREME/OPAS/OMS.

Tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da gestão de informação e conhecimento em saúde no Estado de São Paulo, permitindo acesso equitativo e universal às fontes de informação relevantes em saúde. Utiliza o modelo de gestão da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Em 2009, com o sucesso dos resultados obtidos e a necessidade de melhoria dos serviços de informação do Portal, foi desenvolvido um novo projeto “Ampliação dos serviços de informação da BVS Rede de Informação e Conhecimento”, com duas principais linhas de ação:

1 – Fortalecimento da comunicação científica dos Institutos de Pesquisa da SES/SP

2 – Melhoria na operação das fontes de informação do Portal

Em 2012 …..


Saiba mais sobre a Rede de Informação e Conhecimento da SES-SP

Reunião de Cooperação Técnica entre a SES-SP e a BIREME em 08/12/08

Apresentações realizadas durante a reunião: 

Projeto SES/BIREME 2009

Rede de Informação e Conhecimento – Retrospectiva



Projeto de Gestão de Informação Técnico-Científica para a SES-SP, sob coordenação da CCD

Centro de Documentação e Biblioteca do IAL – CCD/SES-SP

Critérios de seleção para o Diretório de Eventos

O Diretório de Eventos é uma fonte de informação relevante que integra a BVS Rede de Informação e Conhecimento – BVS RIC da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Este Diretório disponibiliza o acesso a eventos futuros, mas também mantém um histórico de eventos que já aconteceram e permite também a busca por data do evento ou por assunto.

Objetivo: registrar, manter e divulgar, em base de dados específica, eventos nacionais e internacionais relacionados à área da Saúde.

Tipos de conteúdos indexados: congressos, simpósios, encontros, cursos, workshops que tenham datas pré-determinadas de início e fim, e que contenham informações como data e local de realização, identificação de país, estado, cidade, programa e áreas temáticas, instituição responsável e links para os sítios dos eventos, quando houver.

Temáticas dos eventos indexados: saúde (em todos os aspectos e áreas), ciência, tecnologia e inovação em saúde.

A busca por eventos de interesse para divulgação na BVS RIC – SES/SP poderá ser realizada em publicações impressas, como folhetos, anúncios em revistas e/ou jornais científicos, e em publicações eletrônicas, na internet, em sites de universidades nacionais e internacionais, em entidades de classe, como associações, conselhos, Ministérios e empresas organizadoras de eventos.

Principais critérios para inclusão de eventos no DirEve:

• Autoridade Qualificada;
• Instituição reconhecida;
• Fonte confiável;
• Informação atualizada de interesse para a rede em questão;
• Sem fins lucrativos (propaganda de serviços ou profissionais…);
• Ter informações de contato;
• Link ativo;
• Eventos internacionais de interesse geral da rede.

É possível também, a qualquer usuário, sugerir um evento, desde que atenda aos critérios do diretório.

Para sugerir um evento, clique aqui.