LILACS completa 40 anos!

É com admiração e reconhecimento que a BVS Rede de Informação e Conhecimento – BVS RIC, SES/SP, em conjunto com seus centros cooperantes, parabeniza a LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde), coordenada pela Bireme OPAS/OMS, por seus 40 anos de existência.

Muitos de nós acompanhamos a trajetória da LILACS desde seu início, o que nos possibilitou participar de todas as fases e processos de seu desenvolvimento. Foi um período de muito aprendizado, colaboração, entregas e aprimoramento.

Acompanhar o desenvolvimento da Lilacs nos permitiu entender a grandiosidade e a importância de uma coordenação sólida, integrando instituições, equipes e promovendo o trabalho em rede, o que nos faz concluir que juntos podemos mais!

Gerida por uma equipe extremamente organizada e dedicada, que nos motiva a cada nova etapa, a Lilacs evolui, há 40 anos em benefício da organização e disseminação do conteúdo científico e técnico produzido no âmbito das instituições de saúde que compõem a América Latina e Caribe.

A possiblidade de acompanhar essa trajetória e participar de toda evolução da Lilacs, trouxe inúmeros benefícios para nós, da SES/SP. Pudemos contar com capacitações, uso de metodologias próprias, apoio técnico e valorização da produção científica institucional, constituída, em grande parte, por material não convencional, que, antes da existência da LILACS, ficava disperso e com possibilidade restrita de acesso e divulgação.

Atualmente, com os recursos disponibilizados pela Lilacs, a produção científica institucional está organizada, indexada e disponível para acesso, com ampla visibilidade. Os centros cooperantes da BVS Rede de Informação e Conhecimento, estão integrados, atuam de forma conjunta e descentralizada e cooperam com a Lilacs, promovendo o conteúdo científico institucional gerado no âmbito da SES/SP.

Parabéns à Lilacs e a todos os envolvidos nessa grande conquista!

 

Lilian Schiavon
Coordenação da BVS Rede de Informação e Conhecimento
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo