Instituto Adolfo Lutz promove Webconferência sobre Ética e Integridade

O Comitê de Integridade na Pesquisa do Instituto Adolfo Lutz promove a Webconferência sobre “Ética e Integridade do Profissional da Ciência“.

Anote na agenda e participe!
Saiba como participar

No dia 18 de julho de 2025 às 10 horas da manhã, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e do Instituto Adolfo Lutz, convida todos os profissionais que realizam atividades científicas, pesquisadores, gestores e demais interessados para a webconferência “Ética e Integridade do Profissional da Ciência”, que será ministrada pela Profa. Dra. Dirce Bellezi Guilhem da Universidade de Brasília com transmissão ao vivo pelo canal da CCD/SES-SP no YouTube https://www.youtube.com/@ccd_ses_sp

Em um cenário onde a produção científica tem papel fundamental na formulação de políticas públicas e no cuidado à saúde da população, refletir sobre a ética e a integridade na prática científica é mais do que necessário — é urgente. A qualidade da ciência depende não apenas de rigor técnico, mas também de valores como responsabilidade, honestidade e transparência.

Este evento será uma oportunidade valiosa para promover o debate, o aprendizado e o fortalecimento de uma cultura de boas práticas científicas no serviço público. Incentivamos fortemente a participação de todos, especialmente daqueles profissionais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde de SP. Sua presença contribui para uma ciência mais ética, sólida e comprometida com o bem comum.

Sobre a palestrante:

Currículo Resumido – Profa. Dra. Dirce Bellezi Guilhem

A Dra. Dirce Bellezi Guilhem é enfermeira e referência nacional e internacional em bioética, ética em pesquisa e integridade científica. Professora titular da Universidade de Brasília (UnB), coordena o Laboratório de Bioética, Ética em Pesquisa e Integridade Científica e orienta nas áreas de Saúde Coletiva, Enfermagem e Ciências da Saúde.

É doutora pela UnB, com pós-doutorados na FLACSO-Argentina, Universidad Complutense de Madrid e University College London. Atuou na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), presidiu o FLACEIS – Foro Latinoamericano de Comités de Ética de Investigación en Salud (2006–2013) e foi consultora do Ministério da Saúde.

Autora de mais de 230 publicações, suas pesquisas abordam temas como vulnerabilidade, autonomia, tecnologias reprodutivas e saúde pública. Coautora da obra História da Bioética no Brasil (PUCPRESS, 2023), finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, é reconhecida por sua contribuição à consolidação da bioética como campo de estudo e prática no Brasil.