Instituto Adolfo Lutz implementa seu Código de Boas Práticas Científicas para fortalecimento da cultura de integridade na pesquisa

O Instituto Adolfo Lutz, órgão vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está implementando sua política de integridade na pesquisa institucional por intermédio da disposição de um Código de Boas Práticas Científicas.

Trata-se da primeira normativa institucional de integridade em pesquisa sendo, portanto, o mais importante instrumento de apoio, neste tema, direcionado aos profissionais que realizam atividades científicas.

Esta é a primeira fase da implantação de medidas da política de integridade em pesquisa que seguirá com a criação de documentação complementar para o estabelecimento de outras diretrizes e para orientação da comunidade científica institucional em temas específicos, como por exemplo, o conflito de interesses. Estão previstas também, atividades educativas como, realização de simpósios, palestras e cursos relacionados à temática de integridade em pesquisa para a consolidação dessa iniciativa.

Para o gerenciamento desta temática, o Instituto Adolfo Lutz conta com o Comitê de Integridade na Pesquisa (CIPIAL), órgão responsável pela elaboração das normativas, em conjunto com a direção geral institucional, assim como, pela realização de atividades educativas em conduta responsável em pesquisa, e de prevenção e remediação sobre possíveis más condutas científicas.

Este comitê tem planejado a implantação de uma estrutura de promoção de integridade ética na pesquisa institucional e tem atuado por meio de ações regulares e acessíveis a todos os profissionais e colaboradores do Instituto Adolfo Lutz, incluindo suas unidades regionais no Estado de São Paulo.

A incorporação do Código de Boas Práticas Científicas como nova normativa institucional poderá contribuir para a preservação do alto padrão de integridade nas atividades científicas realizadas, resultando em maior qualidade nas pesquisas, e consequentemente, no aumento da confiança pública na ciência produzida no Instituto Adolfo Lutz.

 

Comitê de Integridade na Pesquisa do Instituto Adolfo Lutz