O Centro de Documentação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo visa reunir, organizar e disseminar a produção técnico-científica institucional, constituindo-se como depósito legal das publicações produzidas no âmbito da instituição. Conforme Resolução SS-1, de 04/01/2007, coordena tecnicamente as bibliotecas da SES/SP. É Centro Cooperante da Bireme/OPAS/OMS desde 1987, contribuindo com o envio das publicações científicas da SES/SP para a base de dados LILACS.

Seu acervo é especializado em saúde, abrangendo as temáticas: administração, políticas e programas; vigilância epidemiológica e sanitária, legislação em saúde e áreas afins.

Em 2006, com a revitalização física do prédio da Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz, pela SES/SP, este espaço passou a abrigar também, os acervos do Centro de Documentação e do Centro de Vigilância Sanitária, atuando com os acervos integrados, organizados e disponíveis para pesquisa.

Ainda em 2006, foi implantada a Biblioteca Virtual em Saúde Rede de Informação e Conhecimento – BVS RIC, por meio do Projeto Gestão de Informação Técnico-Científica desenvolvido entre a SES-SP (Gabinete do Secretário) e a BIREME/OPAS/OMS.
A BVS RIC visa reunir, organizar e disseminar a produção técnico-científica e os acervos dos Institutos de Pesquisa e Centros de Documentação da SES-SP, contribuindo para fortalecer a gestão do conhecimento em saúde no Estado de São Paulo.
A coordenação e gestão da BVS RIC é feita pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – CCTIES, com o apoio do Centro de Documentação da CCD/SES-SP.

Missão do Centro de Documentação

-Atuar como Depósito Legal da produção técnico-científica da SES/SP (Resolução SS-96, de 17/11/2016)

-Organizar, manter, atualizar e acompanhar a legislação em saúde específica para o Estado de São Paulo, e seus relacionamentos (Base LEGSES)

-Coordenar tecnicamente as bibliotecas da SES/SP (Resolução SS nº 01, de 01/01/2007)

-Atuar como centro cooperante da BVS Rede de Informação e Conhecimento

-Indexar e manter as teses do Programa de Pós-Graduação em Ciências da SES/SP

-Promover e disponibilizar o acesso à informação em saúde, no formato impresso e virtual

Espaços disponíveis

Salas de Reunião: uso exclusivo dos funcionários da SES-SP. Para sua utilização é necessário agendamento prévio pelo telefone 3068-2808. A sala menor comporta até 10 pessoas
e a maior, que dispõe de computador, recebe cerca de 20 pessoas.

Sala de Estudo e Pesquisa: com 4 computadores e acesso à internet para os usuários. Não disponibiliza acesso à rede wireless.

Av. Dr. Arnaldo, nº 355 – Prédio da Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz
Cerqueira Cesar – São Paulo, SP – CEP: 01246-902 (Metrô Clínicas)

E-mail: ctd@saude.sp.gov.br
Contatos:
Diretoria: 30654706
Legislação: 30668117
Atendimento: 3068 2868
Coordenação da BVS Rede de Informação e Conhecimento: 30654701

Diretor:
Renan Matheus Predasoli
Equipe:
Alessandra Valéria H. Del Rei
Aparecida Santina F. de Queiroz
Eliete Cortez
Graça Izabel do Prado Oliveira
Mariana Cadioli
Aroldo Leandro Barros

Coordenação da BVS Rede de Informação e Conhecimento
Lilian N. Schiavon
Dra. Sueli Saes

Horário de Funcionamento:
2ª a 6ª feira das 8:30 às 17 horas

Serviços Oferecidos

Atendimento ao usuário: orientação e suporte em pesquisas bibliográficas, auxílio no acesso às bases de dados internas e externas

Acesso à internet: 4 computadores  disponíveis aos usuários, para a realização de estudos e pesquisas

Capacitação para rede cooperante cooperante da BVS RIC e funcionários, na utilização de metodologia específica para gestão dos acervos em bases de dados

Capacitação de usuários no acesso às bases de dados específicas do serviço

Comutação bibliográfica: exclusiva para pesquisadores de órgãos vinculados à SES/SP, e entre bibliotecas da área

Empréstimo entre bibliotecas: exclusivo para funcionários da SES/SP e instituições vinculadas, junto às bibliotecas da Rede USP ou outras bibliotecas de áreas afins

Catalogação na fonte:
- elaboração de ficha catalográfica das publicações produzidas no âmbito da SES/SP;
- elaboração de ficha catalográfica das teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências da SES/SP;
- elaboração de ficha catalográfica dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Especialização.

Para procedimento de elaboração da ficha catalográfica, acesse aqui.

Informe Eletrônico de Legislação em Saúde (IELS): disseminação seletiva de legislação em saúde de caráter informativo, publicado diariamente e enviado a usuários previamente cadastrados. Disponibiliza atos normativos em saúde e áreas afins de âmbito federal, Estado de São Paulo e Município de São Paulo, com links para o texto na íntegra

Para receber o IELS por e-mail, faça o cadastro acessando aqui.

Promoção e divulgação das ações e atividades do Setor, visando ampliar a visibilidade dos serviços

Acesso ao Portal CAPES para alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da SES/SP

Acervo

Constituído por cerca de 10.000 exemplares referentes à produção técnico-científica institucional da SES/SP e acervo geral.
Inclui livros, periódicos, manuais, folhetos, teses, documentos e arquivos digitais.
Principal área temática: administração e política de saúde, projetos e programas de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, ciência, tecnologia e inovação em saúde.

O Centro de Documentação disponibiliza também um acervo de vídeos para acesso online, indexado no Portal Multimídia, que disponibiliza também uma área específica de mídias em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

Boa parte do acervo bibliográfico está disponível para acesso online em texto completo nas bases de dados da BVS Rede de Informação e Conhecimento. O processo de indexação e atualização do acervo é contínuo, visando a informatização total.

A Legislação em Saúde do Estado de São Paulo está disponível na Base de Dados LEGSES, que inclui principalmente as Resoluções do Secretário da Saúde, além de outros atos normativos em saúde para o estado de São Paulo.

 

Orientações Técnicas

O Centro de Documentação desenvolve ações constantes para a melhoria dos serviços, visando atuar com qualidade e eficiência no atendimento aos usuários.

Regulamento de Acesso e Uso da Biblioteca, com informações básicas sobre o Setor e suas regras de utilização/funcionamento, dados sobre a estrutura do Setor, contatos da equipe, direitos e deveres dos usuários quanto à utilização dos espaços e computadores disponíveis, consulta ao
acervo, empréstimo, fichas catalográficas, entre outros.

Resolução SS nº 96, de 17/11/2016Dispõe sobre a obrigatoriedade de remessa, pelos órgãos da Secretaria de Estado da Saúde, às suas respectivas Bibliotecas/Centros de Documentação, da produção técnico-científica institucional e dá providências correlatas.

Informações sobre a utilização do ISBN para as publicações da SES/SP

Formulários

Termo de doação de publicações bibliográficas  (a ser entregue junto com material doado)

Solicitação de Ficha Catalográfica – PPG-SES/SPa ficha catalográfica deve ser solicitada com no mínimo 2 (dois) dias de antecedência.
Encaminhar o formulário preenchido, a folha de rosto e o resumo do trabalho, para os e-mails: rpredasoli@saude.sp.gov.br e ctd@saude.sp.gov.br

Solicitação de Ficha Catalográfica para publicações científicas produzidas no âmbito da SES/SP  : o formulário preenchido deve ser encaminhado com o arquivo da publicação em pdf, para os e-mails: rpredasoli@saude.sp.gov.br e ctd@saude.sp.gov.br

Cadastro para receber por e-mail o Informe Eletrônico de Legislação em Saúde