FAPESP lança nova chamada para Escolas São Paulo de Ciência Avançada

Agência FAPESP – A FAPESP lançou uma nova chamada da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento.

Esta é a 19ª chamada da modalidade Auxílio à Organização de Reunião Científica: Escola São Paulo de Ciência Avançada, que tem periodicidade anual e se destina a apoiar total ou parcialmente a realização de cursos de curta duração sobre temas na fronteira da ciência e da tecnologia que sejam objeto de pesquisa internacionalmente competitiva realizada no Estado de São Paulo.

Cientistas com interesses profissionais comuns se reúnem, em formato presencial, por período de dez a 14 dias, promovendo intensa discussão e análise dos aspectos mais avançados em seus campos de pesquisa.

Os palestrantes convidados, do Brasil e do exterior, deverão ser cientistas de excelente qualificação e destaque em sua área de atuação.

Os estudantes participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos a cursos de mestrado, doutorado ou a estágios de pós-doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Também poderão ser aceitos alguns jovens doutores.

Os estudantes deverão ter a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas em andamento em sessões (ou sessão) de pôsteres, incluídas no programa.

A nova chamada selecionará até cinco escolas, com início a partir de março de 2026. Um evento virtual para apresentação do edital e esclarecimento de dúvidas foi realizado pela FAPESP na última segunda-feira (14/04) e está disponível no canal da Agência FAPESP no YouTube.

Submissões serão recebidas até 9 de maio pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP.

A chamada está disponível em: fapesp.br/17354.