A Coordenação da BVS Rede de Informação e Conhecimento – BVS RIC, com o apoio da CCTIES/SES-SP e da Bireme/OPAS/OMS, promoveu uma reunião em 26 de fevereiro no auditório do Centro de Vigilância Sanitária, visando apresentar um dos novos produtos que serão disponibilizados em breve por meio da BVS RIC.
Trata-se de um Estudo Infométrico da produção técnico-científica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/SP, que tem como finalidade medir quantitativamente as atividades de informação científica e técnica, utilizando métodos matemáticos e estatísticos. As informações geradas com este estudo permitem promover a sistematização da produção técnico-científica no âmbito da SES/SP por meio de um Portal de Infometria que será disponibilizado na BVS RIC. As análises realizadas até o momento referem-se à produção científica publicada e indexada nas
bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde), Medline e Web of Science. Está em desenvolvimento também para este portal, uma análise específica da produção científica não convencional (que inclui manuais, monografias, documentos técnicos, teses, entre outros). Este tipo de publicação constitui grande parte da produção científica relevante no âmbito da SES/SP.
Foram convidados para esta reunião Coordenadores de Saúde, Diretores e Bibliotecários das instituições cooperantes da BVS RIC, visando apresentar o conteúdo desenvolvido até o momento e promover a oportunidade de que cada instituição possa avaliar e sugerir demandas específicas de acordo com suas especificidades, para integrar este Portal.
Este Portal, juntamente com outros novos produtos da BVS RIC será lançado em breve, em data a ser divulgada, e ficará disponível para acesso a todos que tiverem interesse. Os projetos desenvolvidos pela SES/SP por meio da CCTIES, em parceria com a Bireme/OPAS/OMS e a importante participação das instituições cooperantes, vem possibilitando, ao longo da trajetória da BVS Rede de Informação e Conhecimento, o desenvolvimento de serviços e produtos diferenciados que visam oferecer recursos e facilidades no acesso à informação científica em saúde.