A Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Eixo VII do Plano Estadual de Saúde – PES 2012-2015 tem como uma de suas principais missões, implementar e coordenar uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde na SES/SP.

A ciência, a tecnologia e a inovação são questões de Estado, que ultrapassam os governos e devem ser tratadas como compromissos que se transferem de um período governamental para outro, e considerando ainda sua própria natureza, as políticas públicas da área são desenvolvidas em vários setores governamentais. Para coordenar a dar unicidade a estas atividades, a administração pública se vale da elaboração de planos que compatibilizem as diversas linhas de atuação, que indiquem os instrumentos para sua execução e que apresentem as diretrizes a serem seguidas. A humanidade tem se beneficiado de um amplo conjunto de inovações provenientes de informações científicas, que incluem o aumento da expectativa de vida, a cura de muitas doenças, o aumento da produção de alimentos, os revolucionários processos de comunicação, o avanço no conhecimento dos biomas mais complexos e uma compreensão mais efetiva da dinâmica social e da variedade possível dos modos de vida. Questões como as apontadas e a necessidade de inclusão social e econômica de parcela significativa da população, têm na contribuição do conhecimento científico um elemento facilitador para sua resolução.

Na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em um primeiro momento, impõe-se de maneira natural a programação de uma política para atender as linhas de investigação identificadas na agenda de saúde, de forma a promover a gestão de programas e projetos, mobilizar atores públicos e privados e articular interesses nas diferentes áreas, além de criar as condições para mobilizar a competente e consolidada comunidade científica e tecnológica da SES, para oferecer sua capacidade intelectual visando à execução de pesquisas que respondam as necessidades do SUS e atendam, especialmente, as lacunas identificadas.

A CCTI, alinhada ao Programa 933 – Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do PES 2012-2015, passa a atuar com foco nas seguintes diretrizes:

1- Implementar uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, com o objetivo de elaborar e apoiar a agenda de prioridades de pesquisa em saúde por meio de seu Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Coordenar as ações para a constituição dos Núcleos de Inovação Tecnológica, de Avaliação de Tecnologias e de Economia da Saúde. Apoiar a avaliação de tecnologias de produtos e processos e os estudos para desenvolvimento de Pesquisa Clínica, com a finalidade de estabelecer protocolos, incorporar e desincorporar tecnologias em saúde.

2- Promover o ensino e a difusão do conhecimento científico, com o objetivo de garantir a difusão do conhecimento científico produzido no Estado de São Paulo, por meio do apoio ao desenvolvimento e manutenção da Biblioteca Virtual em Saúde Rede de Informação e Conhecimento e do Portal de Revistas Saúde SP, que utiliza a Metodologia SciELO de publicação eletrônica, e ainda, implementar uma política integrada de preservação da memória na SES/SP, constituindo uma unidade de referência na preservação, pesquisa e disseminação da história da ciência e da saúde pública no Estado de São Paulo.

3- Estimular a formação em pós-graduação (strictu sensu) para o fortalecimento da área de Ciência e Tecnologia para o SUS, com o objetivo de ampliar a qualificação e a capacitação dos profissionais de saúde envolvidos em áreas estratégicas de C,T&I da SES/SP.

Linhas de Ação em C,T&I na SES/SP

1- Capacitação e aperfeiçoamento de profissionais de saúde – Apoiar a formação e aprimoramento de recursos humanos estratégicos do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo, compreendendo os gestores estaduais e municipais. Oferecer, por intermédio das universidades, programas ao nível de mestrado profissional ou especialização em saúde.

2- Pesquisa e desenvolvimento em saúde – Estabelecer mediante a aplicação de recursos financeiros, programas de fomento ao desenvolvimento tecnológico e de inovação em saúde. Associados a recursos externos, em parceria com agências estaduais e federais (especialmente o Ministério da Saúde), fomentar pesquisas que visem à inovação em saúde consoante com as prioridades definidas pelo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da SES/SP.

3- Difusão do Conhecimento – Em cooperação com a BIREME/OPAS, desenvolver projetos de apoio à gestão de bibliotecas no âmbito do SUS/SP, implementando ações de automação das bibliotecas que integram a BVS Rede de Informação e Conhecimento da SES-SP com módulo avançado de empréstimos EmpWeb; implantar Unidade de Publicação de periódicos para o Portal de Revistas Saúde SP; implementar Portal de Mídias BVS, com suporte técnico para disponibilização de vídeos, imagens e sons. Extrair indicadores da produção científica da SES/SP; realizar estudos bibliométricos da informação científica e técnica relacionada aos eixos temáticos da Agenda Prioritária de C,T&I; implementar interface única de busca e visualização das bases de dados da BVS RIC. Elaboração de uma publicação periódica bimestral, em formato eletrônico e impresso, visando disseminar as ações desenvolvidas em ciência, tecnologia e inovação no âmbito da CCTIES e SES/SP, visando o fortalecimento desta área. Em paralelo, está em desenvolvimento também o Projeto Museus da Saúde, em cooperação técnica ente a SES/SP e a Secretaria da Cultura, para a implantação de uma política integrada de cultura específica em saúde para a Secretaria da Saúde, com o objetivo de construir no espaço físico do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, uma unidade de referência, pesquisa, disseminação e preservação da memória da ciência e da saúde pública no Estado de São Paulo. Este projeto integra no primeiro momento, as seguintes instituições: Instituto Adolfo Lutz, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Instituto de Saúde, Instituto Pasteur, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Instituto Butantan, Complexo Hospitalar do Juquery e Instituto Lauro de Souza Lima.

4- Inovação Tecnológica de Produtos e Processos – Apoiar a geração de patentes e inovação tecnológica de produtos e processos em saúde no âmbito do SUS-SP. Apoiar a constituição dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Institutos de Pesquisa da SES/SP (Decreto nº 56.569, de 29/12/2010), mediante a constituição de rede própria com vistas a tornar a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, um ator relevante dos sistemas paulista e brasileiro de inovação tecnológica. Fortalecimento e reorganização dos Núcleos de Economia da Saúde da SES/SP, mediante a cooperação especializada com as instituições de ensino superior estabelecidas no Estado de São Paulo, com a finalidade de promover a capacitação e desenvolvimento de recursos humanos qualificados, para as questões relacionadas ao custo-benefício, custo-efetividade e custo-utilidade de programas e ações de saúde.

5- Avaliação de Tecnologias em Saúde – Avaliar tecnologias de produtos e processos com a finalidade de estabelecer protocolos, incorporar e desincorporar tecnologias em saúde. Entendem-se como tecnologias em saúde: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.

6 – Pesquisa Clínica – Desenvolver projetos de pesquisa em rede para gerar dados sobre problemas vinculados ao SUS; estreitar laços de colaboração entre a SES e os pesquisadores acadêmicos, de forma a difundir e aplicar o conhecimento científico gerado nas universidades do SUS; promover a capacitação de recursos humanos e a troca de experiências administrativas entre as unidades que compõem a rede; auxiliar na elaboração diretrizes  e protocolos terapêuticos para o SUS, por meio da indicação de expertos para formação de grupos de trabalho técnicos e finalmente, auxiliar na discussão e na elaboração de prioridades de pesquisa clínica no SUS.

Dr. Sergio Swain Muller
Coordenador

Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS)

A Avaliação de Tecnologias em Saúde*– ATS – é o processo de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde.

*Entendem-se como tecnologias em saúde: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.

No Estado de São Paulo, a ATS é uma das atribuições da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – CCTIES, mediante a atuação dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde – NATSs, com o objetivo de institucionalizar a ATS no SUS.

O conjunto dos NATS do Estado de São Paulo forma a Rede Paulista de ATS desde 2011. Organizados em Grupos de Trabalho Temáticos, os NATS objetivam produzir conhecimentos sobre a base assistencial, potencializar a produção de evidências e testar os conhecimentos sugeridos ou requeridos para o planejamento do sistema de saúde, visando melhorar todas as dimensões da qualidade assistencial, incluindo a prevenção de doenças ou agravos.

Membros da Rede Paulista de ATS:

Publicações e Recursos:

BIS (ATS)

Calendário das Reuniões Mensais e Oficinas, 2º semestre de 2015

Atribuições dos NATS:

I – promover capacidade técnica para a inserção de instituições na Rede Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS);
II – desenvolver ações para a capacitação permanente de profissionais e técnicos;
III – incentivar e produzir pesquisa voltada ao uso da evidência científica na tomada de decisão;
IV – coordenar a revisão de diretrizes clínicas dos hospitais, em consonância com as necessidades do SUS;
V – incentivar e capacitar tutores para orientar alunos e profissionais de saúde para executar atividades de ensino e pesquisa voltados para avaliação de tecnologias em saúde;
VI – sensibilizar e incentivar os profissionais dos hospitais à introdução da cultura de Avaliação de Tecnologias em Saúde;
VII – fomentar a articulação entre ensino e serviço na área de avaliação de Tecnologias em Saúde e Saúde Baseada em Evidências.

Agenda de Reuniões (2012)

Coordenação dos Núcleos de Avaliação de Tecnologia em Saúde na SES/SP

Andréia Zamberlan
Dra. Evelinda Trindade

Núcleos de Inovação Tecnológica em Saúde (NITS)

O Decreto nº 56.569, de 29/12/2010 cria os Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs em cada um dos 21 Institutos de Pesquisa que integram a administração direta do Estado. Sete destes Institutos encontram-se no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Instituto Adolfo Lutz, Instituto Butantan, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Instituto Lauro de Souza Lima, Instituto PasteurInstituto de Saúde e Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN), visando gerir a política de inovação institucional.

A implantação destes NIT’s, sob a coordenação da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde – CCTIES tem como objetivo dotar a SES/SP de um sistema paulista e brasileiro de inovação tecnológica, além de fortalecer e reorganizar os Núcleos de Economia da Saúde mediante a cooperação especializada com as instituições de ensino superior estabelecidas no Estado de São Paulo. Tem ainda a finalidade de promover a capacitação e o desenvolvimento de recursos humanos qualificados para as questões relacionadas ao custo-benefício, custo-efetividade e custo-utilidade de programas e ações de saúde.

Considerando a relevância na implantação destes NIT’s, a SES/SP firmou um termo de cooperação com o grupo da FIA/FEA/USP, cujo projeto foi dividido em duas fases (Projeto Fase 1 e Projeto Fase 2), coordenados pelo Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski, pela FIA/FEA/USP e Dra. Sueli Gonsalez Saes, pela CCTIES/SES.

O Projeto Fase 1 (2013 a 2014) – teve como principal objetivo apoiar a institucionalização dos Núcleos de Inovação Tecnológica na SES/SP e foi finalizado em maio de 2014 com a apresentação dos resultados ao coordenador da CCTIES, Dr. Sergio Muller, e ao Sr. Secretário da Saúde, Dr. David Uip.
Nesta primeira fase os NITs da SES/SP passaram a fazer parte da Rede Inova São Paulo e, em conjunto com os demais membros da rede participaram da Chamada Pública MCTI/SETEC/CNPq Nº 92/2013 para Apoio à Implantação e Capacitação de Núcleos de Inovação Tecnológica, com o título: Inova Capacita: Capacitação do arranjo de NITs da Rede Inova São Paulo.
Em outubro de 2014, começaram as capacitações aos membros da Rede, por meio dos Cursos de Nivelamento – Rede Paulista Inova São Paulo.

O Projeto Fase 2 (2014 a 2015), com início em agosto e finalização em dezembro de 2015, teve como principal objetivo dar continuidade de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica para tornar a SES/SP um ator relevante dos sistemas paulista e brasileiro de inovação tecnológica.
Nesta fase, o projeto apresentado junto ao CNPq foi aprovado e está em fase de execução.

Em 2016 as atividades continuam em desenvolvimento, com ênfase no projeto em parceria com o Reino Unido (NESTA), tendo o NIT do Instituto Adolfo Lutz como piloto nesta iniciativa.

Coordenação dos NITS na SES/SP
Dra. Sueli Saes

Marco Legal em C,T&I

Âmbito Federal

2024

Portaria MCTI-CNPq nº 1.708, de 09/04/24 DOU de 12/04/24 p.8 – seção 1 – nº 71 – Estabelece instrumentos de fomento adequados à implementação do Programa Conhecimento Brasil.

Instrução Normativa MCTI nº 11, de 21/03/24 DOU de 01/04/24 p.6 – seção 1 – nº 62 – Define as Diretrizes do MCTI para os Contratos de Gestão, previstas no inciso III, §1º do art. 7º, do Anexo I, da Portaria nº 1.917, de 29 de abril de 2020.

Portaria MCTI nº 7.993, de 21/03/24 DOU de 25/03/24 p. 10 – seção 1 – nº 58 – Altera a Portaria MCTI nº 4.666, de 14 de abril de 2021, que instituiu a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI – PNIPE MCTI.

Resolução MCTI nº 845, de 05/03/24 DOU de 06/03/24 p.4 – seção 1 – nº 45 – Dispõe sobre as normas gerais de organização e funcionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT.

Portaria MCTI-GM nº 7.906, de 19/02/24 DOU de 21/02/24 p.4 – seção 1 – nº 35 – Atualiza as disposições sobre o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias – SisNANO, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

2023

Portaria MCTI-GM nº 7.773, de 21/12/23 DOU de 27/12/23 p.42 – seção 1 – nº 245 – Institui o Comitê de Coordenação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT.

Portaria MCTI-GM nº 7.739, de 11/12/23 DOU de 13/12/23 p.19 – seção 1 – nº 236 – Estabelece os arranjos de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais para composição dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Decreto nº 11.727, de 05/10/23 DOU de 06/10/23 p.1 – seção 1 – nº 192 – Altera o Decreto nº 9.931, de 23 de julho de 2019, que institui o Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual.

Portaria MCTI-ON nº 205, de 25/09/23 DOU de 27/09/23 p.6 – seção 1 – nº 185 – Disciplina o relacionamento entre o Observatório Nacional e as Fundações de Apoio a que se refere o art. 1º da Lei nº 8.958/1994.

Portaria MCTI-GM nº 7.481, de 25/09/23 DOU de 26/09/23 p.3 – seção 1 – nº 184 – Altera a Portaria MCTI nº 4.514, de 2 de março de 2021, que dispõe sobre as condições dos investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação decorrentes de tecnologias desenvolvidas no País para efeitos do atendimento ao Decreto nº 10.356, de 20 de maio de 2020.

Portaria MCTI-GM nº 7.353, de 18/08/23 DOU de 21/08/23 p.3 – seção 1 – nº 159 – Altera a Portaria MCTIC nº 7.252, de 30.12.2019, que dispõe sobre as normas gerais de organização e funcionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT e institui o Comitê de Coordenação do FNDCT.

Portaria MCTI-GM nº 7.246, de 19/07/23 DOU de 24/07/23 p.40 – seção 1 – nº 139 – Institui a Política de Gestão de Riscos e o Comitê Técnico de Gestão de Riscos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Portaria MCTI-GM nº 7.225, de 12/07/23 DOU de 14/07/23 p.10 – seção 1 – nº 133 – Dispõe sobre a composição da Câmara Técnica de Políticas de Incentivo à Inovação.

Decreto nº 11.596, de 12/07/23 DOU de 13/07/23 p.1 – seção 1 – nº 132 – Convoca a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Portaria MCTI-GM nº 7.176, de 27/06/23 DOU de 28/06/23 p.19 – seção 1 – nº 121 – Altera a Portaria MCTIC nº 7.252, de 30 de dezembro de 2019, e a Portaria MCTI nº 5.807, de 25 de abril de 2022, as quais dispõem sobre as normas gerais de organização e funcionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT e institui o Comitê de Coordenação do FNDCT.

Portaria MCTI-GM nº 7.022, de 17/05/2023 – DOU de 19/05/2023 p. 7 – Seção 2 – nº 95 – Designa os representantes indicados pelas entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT, em cumprimento ao disposto no § 5º do Art. 3º do Decreto nº 11.474, de 6 de abril de 2023.

Portaria MCTI-GM nº 6.998, de 10/05/23 DOU de 11/05/23 p.145 – seção 1 – nº 89 – Estabelece as diretrizes para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2023 a 2030, e que deverão orientar a atuação institucional dos órgãos e unidades que integram a estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Portaria MCTI-SETEC nº 6.965, de 25/04/23 DOU de 25/04/23 p.5 – seção 2 – nº 78 – Institui o Apoio Técnico contestações ano-base 2018 e primeiras análises anos-base 2019 e 2020 (presencial).

Decreto nº 11.474, de 06/04/23 DOU de 06/04/23 – p.3 Seção 1 – Extra B – n° 67-B – Dispõe sobre o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Portaria MCTI-CNPq nº 1.229, de 09/02/23 DOU de 10/02/23 p.5 – seção 1 – nº 30 – Esta norma define as regras do Direito de Propriedade Intelectual que se aplicam às relações entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e as instituições executoras de projetos, bolsistas e pesquisadores beneficiados pelos instrumentos de fomento deste Conselho, bem como demais parceiros que abrigarem os beneficiários dos instrumentos de fomento.

2022

Portaria MCTI-GM nº 6.543, de 16/11/22 DOU de 17/11/22 p.120 – seção 1 – nº 216 – Aprova a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) para o ciclo 2022-2026.

Portaria MCTI-GM nº 6.536, de 09/11/22 DOU de 11/11/22 p.9 – seção 1 – nº 214 – Dispõe sobre as normas e diretrizes para a prestação de informações ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pelas empresas beneficiárias dos incentivos fiscais de que trata o Capítulo III, da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005 (Lei do Bem), referentes aos seus programas de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, bem como os procedimentos para a análise das informações prestadas e para a apresentação de contestação e de recurso administrativo ao resultado da análise.

Portaria MCTI-GM nº 6.520, de 03/11/22 DOU de 04/11/22 p.75 – seção 1 – nº 209 – Cria a Rede Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Insumos Farmacêuticos no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Rede Pró-IFA – MCTI).

Portaria MCTI-GM nº 6.449, de 17/10/22 DOU de 19/10/22 p.31 – seção 1 – nº 198 – Dispõe sobre o uso do Sistema de Medição e Identificação do Nível de Maturidade Tecnológica dos projetos desenvolvidos no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e de suas unidades vinculadas.

Portaria MCTI-GM nº 6.212, de 17/08/22 DOU de 18/08/22 p.10 – seção 1 – nº 157 – Institui o Sistema Nacional de Infraestruturas de Pesquisa com Biossegurança (SISNIPE-BIO MCTI), no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Portaria MCTI-AEB nº 909, de 29/07/22 DOU de 01/08/22 p.70 – seção 1 – nº 144 – Institui a Política de Inovação da Agência Espacial Brasileira.

Portaria MCTI-SEMPI nº 6.169, de 28/07/22 DOU de 29/07/22 p.2 – seção 1 – Edição Extra – nº 143-B – Altera o prazo para comprovação do cumprimento das obrigações relativas aos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, previstos no art. 11 da Lei nº 8.248, de 23.10.1991, na Lei nº 13.969, de 26.12.2019 e no Decreto nº 10.356, de 20.05.2020.

Resolução MCTI-CATI nº 448, de 22/07/22 DOU de 27/07/22 p.12 – seção 1 – nº 141 – Aprova o Termo de Referência do Programa Prioritário PNM Design.

Portaria MCTI-GM nº 6.066, de 30/06/22 DOU de 01/07/22 p.27 – seção 1 – nº 123 – Dispõe sobre a implementação e funcionamento da Plataforma investMCTI no âmbito do Ministério da Ciência e Inovações.

Portaria MCTI-GM nº 6.033, de 24/06/22 DOU de 27/06/22 p.54 – seção 1 – nº 119 – Institui, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva (SisAssistiva-MCTI).

Portaria MCTI-GM nº 6.022, de 21/06/22 DOU de 24/06/22 p.19 – seção 1 – nº 118 – Institui, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Programa InovaNióbio – MCTI.

Resolução MCTI-CATI nº 421, de 14/06/22 DOU de 21/06/22 p.27 – seção 1 – nº 115 – Aprova o Termo de Referência do Programa Prioritário Hardware BR.

Portaria MCTI-GM nº 5.902, de 16/05/22 DOU de 19/05/22 p.7 – seção 1 – nº 94 – Altera a Portaria MCTI nº 577, de 4 de Junho de 2014, que dispõe sobre o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT.

Portaria MCTI-GM nº 5.847, de 03/05/22 DOU de 09/05/22 p.21 – seção 1 – nº 86 –Republicação – Regulamenta a Gestão de Portfólio, Programas e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Portaria MCTI-GM nº 5.847, de 03/05/22 DOU de 05/05/22 p.16 – seção 1 – nº 84 – Regulamenta a Gestão de Portfólio, Programas e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Resolução MCTI-CATI nº 403, de 25/04/22 DOU de 28/04/22 p.14 – seção 1 – nº 79 – Retificação – Aprova o Termo de Referência do Programa Prioritário IoT/Manufatura 4.0.

Resolução MCTI-CATI nº 403, de 25/04/22 DOU de 26/04/22 p.10 – seção 1 – nº 77 – Aprova o Termo de Referência do Programa Prioritário IoT/Manufatura 4.0.

Portaria MCTI-GM nº 5.807, de 25/04/22 DOU de 26/04/22 p.8 – seção 1 – nº 77 – Altera a Portaria MCTIC nº 7.252, de 30 de dezembro de 2019, que dispõe sobre as normas gerais de organização e funcionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT e institui o Comitê de Coordenação do FNDCT.

Portaria MCTI-GM nº 5.778, de 11/04/22 DOU de 13/04/22 p.214 – seção 1 – nº 71 – Institui, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e da sua Política de Gestão baseada em redes, a Rede de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Tecnologia Nuclear, denominada “Rede Nuclear MCTI”.

Portaria MCTI-GM nº 5.752, de 06/04/22 DOU de 08/04/22 p.32 – seção 1 – nº 68 – Cria, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e de sua Política de Gestão baseada em redes, o Comitê de Especialistas Rede Física – MCTI.

Portaria MCTI-GM nº 5.744, de 31/03/22 DOU de 06/04/22 p.106 – seção 1 – nº 66 – Aprova os parâmetros de aplicação dos recursos e os limites máximos anuais de recursos orçamentários para as operações especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, propostos pela Resolução nº 282/2022/SEI-MCTIC, de 25 de fevereiro de 2022, da Câmara Técnica de Políticas de Incentivo à Inovação.

Portaria MCTI-GM nº 5.743, de 31/03/22 DOU de 06/04/22 p.106 – seção 1 – nº 66 – Dispõe sobre a Câmara Técnica de Políticas de Incentivo à Inovação – CTPII.

Portaria MCTI-GM nº 5.749, de 01/04/22 DOU de 05/04/22 p.7 – seção 1 – nº 65 – Cria, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de sua Política de Gestão baseada em redes, o Comitê de Especialistas em Tecnologia Social – MCTI.

Portaria MCTI-GM nº 5.739, de 30/03/22 DOU de 01/04/22 p.35 – seção 1 – nº 63 – Dispõe sobre as condições e o cadastramento de instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, no âmbito federal, estadual, distrital e municipal para participar da Estrutura de Integração de Ciência, Tecnologia e Inovação denominada Torre MCTI.

Portaria MCTI-GM nº 5.738, de 30/03/22 DOU de 31/03/22 p.39 – seção 1 – nº 62 – Dispõe sobre a Política de Controle de Transferências de Bens Sensíveis no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Portaria MCTI-GM nº 5.735, de 30/03/22 DOU de 31/03/22 p.36 – seção 1 – nº 62 – Dispõe sobre as ações de cooperação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações junto à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Portaria MCTI-GM nº 5.733, de 29/03/22 DOU de 31/03/22 p.34 – seção 1 – nº 62 – Define as prioridades da cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para o período 2022 -2023.

Portaria MCTI-GM nº 5.729, de 28/03/22 DOU de 31/03/22 p.34 – seção 1 – nº 62 – Institui, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de sua Política de Gestão baseada em redes, o Comitê de Especialistas Rede Oceano sem Plástico – MCTI.

Portaria MCTI-GM nº 5.700, de 18/03/22 DOU de 21/03/22 p.3 – seção 1 – nº 54 – Dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e da Inovação para o Setor de Tecnologias da Informação e Comunicação, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Portaria MCTI-GM nº 5.695, de 16/03/22 DOU de 18/03/22 p.17 – seção 1 – nº 53 –Republicação – Institui o Planejamento Estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI para o período de 2020 a 2023.

Portaria MCTI-GM nº 5.695, de 16/03/22 DOU de 17/03/22 p.10 – seção 1 – nº 52 – Institui o Planejamento Estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI para o período de 2020 a 2023.

Portaria MCTI-GM nº 5.694, de 15/03/22 DOU de 17/03/22 p.10 – seção 1 – nº 52 – Cria, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e de sua Política de Gestão baseada em redes, o Comitê de Especialistas “Rede Solo Fértil Brasil – MCTI”.

Portaria MCTI-SEMPI nº 5.644, de 21/02/22 DOU de 22/02/22 p.7 – seção 1 – nº 37 – Institui o Apoio Técnico (AT) com o objetivo de prestar auxílio técnico à equipe da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) na análise projetos submetidos por empresas beneficiárias da Lei nº 11.196, de 2005.

Portaria MCTI-CNPq nº 752, de 18/02/22 DOU de 21/02/22 p.11 – seção 1 – nº 36 – Regulamenta os instrumentos de fomento adequados ao Programa Agentes Locais de Inovação – ALI, objeto do Acordo de Parceria celebrado entre o CNPq e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, definindo modalidades, níveis, valores das bolsas, atividades dos bolsistas e regras destinadas à operacionalização do Programa ALI.

Portaria MCTI-GM nº 5.508, de 11/01/22 DOU de 14/01/22 p.10 – seção 1 – n°10 – Dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

2021

Portaria MCTI-GM nº 5.439, de 20/12/21 DOU de 21/12/21 p.15 – seção 1 – n°239 – Institui a Política de Desenvolvimento da Ciência Nacional, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Portaria MCTI-SEMPI nº 5.389, de 10/12/21 DOU de 16/12/21 p.99 – seção 1 – n°236 – Reconhece investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) decorrentes de tecnologias desenvolvidas no País, de acordo com o Decreto nº 10.356, de 20 de maio de 2020, e a Portaria MCTI nº 4.514, de 2 de março de 2021, e reconhece a condição de bens e produtos desenvolvidos no País, de acordo com a Portaria MCT nº 950, de 12 de dezembro de 2006.

Decreto nº 10.886, de 07/12/21 DOU de 08/12/21 p.2 – seção 1 – n°230 – Institui a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual.

Portaria MCTI-SEMPI nº 5.372, de 03/12/21 DOU de 13/12/21 p.12 – seção 1 – n°233 – Reconhece investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) decorrentes de tecnologias desenvolvidas no País, de acordo com o Decreto nº 10.356, de 20 de maio de 2020, e a Portaria MCTI nº 4.514, de 2 de março de 2021, e reconhece a condição de bens e produtos desenvolvidos no País, de acordo com a Portaria MCT nº 950, de 12 de dezembro de 2006.

Portaria MCTI-GM nº 5.365, de 02/12/21 DOU de 06/12/21 p.9 – seção 1 – n°228 – Dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação para Tecnologias Habilitadoras, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Portaria MCTI-GM nº 5.361, de 01/12/21 DOU de 03/12/21 p.32 – seção 1 – n°227 – Cria, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de sua Política de Gestão baseada em redes, o Comitê de Especialistas RedeFarma MCTI.

Portaria MCTI-GM nº 5.305, de 17/11/21 DOU de 19/11/21 p.65 – seção 1 – n°217 – Institui a Política de Gestão de Riscos e cria o Comitê Técnico de Gestão de Riscos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. (Revogada pela Portaria MCTI nº 7.246, de 19/07/23)

Portaria MCTI-GM nº 5.266, de 29/10/21 DOU de 04/11/21 p.252 – seção 1 – n°207 – Cria, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Comitê de Especialistas – Rede Espaço MCTI.

Portaria MCTI-GM nº 5.265, de 29/10/21 DOU de 04/11/21 p.251 – seção 1 – n°207 – Dispõe sobre a Política de Promoção, Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Portaria MCTI-SEMPI nº 5.243, de 27/10/21 DOU de 28/10/21 p.13 – seção 1 – n°204 – Altera o prazo para comprovação do cumprimento das obrigações relativas aos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, previstos no art. 11 da Lei nº 8.248, de 23.10.1991, na Lei nº 13.969, de 26.12.2019 e no Decreto nº 10.356, de 20.05.2020.

Portaria MCTI-LNCC nº 168, de 21/10/21 DOU de 27/10/21 p.34 – seção 1 – n°203 – Institui a Política de Inovação do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC.

Portaria MCTI-GM nº 5.218, de 07/10/21 DOU de 14/10/21 p.6 – seção 1 – n°194 – Cria, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI e de sua Política de Gestão baseada em redes, o Comitê de Especialistas Rede Bioinsumos – MCTI.

Lei nº 14.200, de 2/09/21 DOU de 03/09/21 – p. 1 – seção 1 – nº 168 – Altera a Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996 (Lei de Propriedade Industrial), para dispor sobre a licença compulsória de patentes ou de pedidos de patente nos casos de declaração de emergência nacional ou internacional ou de interesse público, ou de reconhecimento de estado de calamidade pública de âmbito nacional.

Decreto nº 10.782, de 30/08/21 DOU de 31/08/21 p.1 – seção 1 – nº 165 – Altera o Decreto nº 9.319, de 21 de março de 2018, que institui o Sistema Nacional para a Transformação Digital e estabelece a estrutura de governança para a implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.

Portaria MCTI-GM nº 5.156, de 30/08/21 DOU de 31/08/21 p.7 – seção 1 – nº 165 – Institui o Programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro” no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Portaria MCTI-GM nº 5.134, de 19/08/21 DOU de 23/08/21 p.164 – seção 1 – nº 159 – Institui a Estrutura de Integração de Ciência, Tecnologia e Inovação – Torre MCTI e dá outras providências.

Portaria MCTI-GM nº 5.120, de 18/08/21 DOU de 19/08/21 p.22 – seção 1 – nº 157 – Autoriza a implementação do Programa de Gestão no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e de suas entidades vinculadas.

Portaria MCTI nº 5.109, de 16/08/21 DOU de 17/08/21 – p. 5 – seção 1 – nº 155 – Define as prioridades, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no que se refere a projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2021 a 2023.

Portaria MS-GM nº 1.674, de 21/07/21 DOU de 26/07/21 p.134 – seção 1- n° 139 – Reconhece os Institutos do Ministério da Saúde como Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação – ICT públicas.

Portaria Interministerial nº 4.854, de 28/05/21 DOU de 28/07/21 – p. 10 – seção 1 – nº 141 – Disciplina o § 4º do art. 38 do Decreto nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018, para dispor sobre a exigência de contrapartida em convênios para pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Resolução CI nº 4, de 22/07/21 DOU de 26/07/21 – p. 49 – seção 1 – nº 139 – Aprova e promulga o Regimento Interno da Câmara de Inovação.

Resolução CI nº 3, de 22/07/21 DOU de 26/07/21 – p. 49 – seção 1 – nº 139 – Institui Grupos Consultivos Temáticos para tratar de temas de interesse da Câmara de Inovação.

Resolução MCTI-CI nº 2, de 22/07/21 DOU de 26/07/21 p.49 – seção 1- n° 139 – Aprova a proposta de criação do Conselho Consultivo com a atribuição ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações de encaminhar minuta de decreto à Presidência da República.

Resolução MCTI-CI nº 1, de 23/07/21 DOU de 26/07/21 p.24 – seção 1- n° 139 – Aprova a Estratégia Nacional de Inovação e os Planos de Ação para os Eixos de Fomento, Base Tecnológica, Cultura de Inovação, Mercado para Produtos e Serviços Inovadores e Sistemas Educacionais.

Portaria MCTI-GM nº 4.979, de 13/07/21 DOU de 15/07/21 p.10 – seção 1 – nº 132 – Altera o Anexo da Portaria MCTI nº 4.617, de 06/04/2021, que Institui a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial e seus eixos temáticos.

Portaria MCTI-GM nº 4.978, de 13/07/21 DOU de 14/07/21 p.11 – seção 1 – nº 131 – Altera regulamento que dispõe sobre o plano de reinvestimento dos débitos decorrentes da não realização, total ou parcial, dos investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação de que trata a Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.

Portaria MCTI-GM nº 4.964, de 09/07/21 DOU de 12/07/21 p. 8 – seção 1 – nº 129– Institui, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Programa de Inovação em Grafeno, denominado InovaGrafeno – MCTI, como um dos programas estratégicos e estruturantes da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN).

Decreto nº 10.746, de 09/07/21 DOU de 12/07/21 p. 1 – seção 1 – nº 129 – Institui a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação de Materiais Avançados e o Comitê Gestor de Materiais Avançados.

Portaria MCTI-GM nº 4.942, de 24/06/21 DOU de 29/06/21 p.15 – seção 1 – nº 120 – Altera, excepcionalmente, o prazo de que trata o § 1º do art. 2º da Portaria MCTI nº 2.794, de 30 de junho de 2020, que disciplina os procedimentos para prestação de informações, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, pelas empresas beneficiárias dos incentivos fiscais de que trata o Capítulo III da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005 (Lei do Bem), referentes às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica informadas por meio do Formulário Eletrônico – FORMP&D.

Portaria MCTI-GM nº 4.866, de 07/06/21 DOU de 10/06/21 p.6 seção 1 – nº 107 – Altera a Portaria MCTIC nº 4.977, de 20 de setembro de 2019, que dispõe sobre as normas e diretrizes para a prestação de informações ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI pelas empresas beneficiárias dos incentivos fiscais de que trata o Capítulo III da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005 (Lei do Bem).

Lei Complementar nº 182, de 01/06/21 DOU de 02/06/21 p.1- seção 1- n° 103 – Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador; e altera a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Portaria MCTI-GM nº 4.693, de 23/04/21 DOU de 27/04/21 p. 34 – seção 1- n° 77 – Institui Grupo de Trabalho para propor ações no âmbito do Capítulo III da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005 (Lei do Bem).

Portaria MCTI-GM nº 4.680, de 20/04/21 DOU de 22/04/21 p.152 – seção 1- n° 74 – Dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação para Qualidade de Vida, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Lei nº 14.135, de 16/04/21 DOU de 19/04/21 p.1 – seção 1- n° 72 – Institui, no calendário nacional, a Semana Global do Empreendedorismo.

Portaria MCTIC-GM nº 4.666, de 14/04/21 DOU de 16/04/21 p.12 – seção 1- n° 71 – Institui a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI – PNIPE MCTI.

Instrução Normativa MCTI-GM nº 1, de 26/03/21 DOU de 29/03/21 p.8 – seção 1- n° 59 – Define as Diretrizes do MCTI para os Contratos de Gestão, previstas no inciso III, § 1º do art. 7º, do Anexo I, da Portaria nº 1.917, de 29 de abril de 2020.

Lei Complementar nº 177, de 12/01/21 DOU de 26/03/21 p.1 – seção 1- n° 58-B – Ed. Extra – Altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, para vedar a limitação de empenho e movimentação financeira das despesas relativas à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico custeadas por fundo criado para tal finalidade, e a Lei nº 11.540, de 12 de novembro de 2007, para modificar a natureza e as fontes de receitas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e incluir programas desenvolvidos por organizações sociais entre as instituições que podem acessar os recursos do FNDCT.

Portaria MCTIC-GM nº 4.578, de 22/03/21DOU de 24/03/21 p.10 – seção 1 – n° 56 – Dispõe sobre a missão, a visão e os valores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e sobre os princípios, as diretrizes, os objetivos e as demais orientações gerais, para instituição das políticas públicas de pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovações no seu âmbito.

Portaria nº 4.514, de 2 de março de 2021 DOU de 03/03/2021 p. 7 – Dispõe sobre as condições dos investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação decorrentes de tecnologias desenvolvidas no País para efeitos do atendimento ao Decreto nº 10.356, de 20 de maio de 2020.

Portaria nº 4.488, de 23 de fevereiro de 2021 DOU de 24/02/2021 p. 6 – Institui, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Iniciativa Brasil-Biotec e cria o Comitê Gestor responsável pela sua supervisão e implementação de seus objetivos.

Portaria nº 50, de 29 de janeiro de 2021 DOU de 01/02/2021 p. 73 – Dispõe sobre a autorização de funcionamento dos Polos de Inovação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, de Goiás, do Triângulo Mineiro e de São Paulo.

Portaria nº 4.382, de 14 de janeiro de 2021 DOU de 25/01/2021 p. 50 – Disciplina procedimentos e requisitos para a aprovação de projetos de investimento como prioritários na área de Produção Econômica Intensiva em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, para fins de emissão de debêntures incentivadas, nos termos do disposto na Lei nº 12.431, de 24 de junho de 2011, e no Decreto nº 8.874, de 11 de outubro de 2016, e para fins de investimento no território nacional em novos projetos de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação por parte de Fundos de Investimento em Participações na Produção Econômica Intensiva em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FIP-PD&I), nos termos do § 1º-A do art. 1º da Lei nº 11.478, de 29 de maio de 2007, e dá outras providências.

2020

Decreto nº 10.534, de 28/10/20 DOU de 29/10/20 p.5 – Institui a Política Nacional de Inovação e dispõe sobre a sua governança.

Portaria MCTI-GM nº 3.859, de 08/10/20 DOU de 16/10/20 p.17 – Aprova o novo formulário para que as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação – ICT prestem, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, as informações anuais relativas à política de propriedade intelectual da ICT, às criações desenvolvidas no âmbito da instituição, às proteções requeridas e concedidas, aos contratos de licenciamento ou de transferência de tecnologia celebrados, ambientes promotores da inovação existentes e outras informações que o MCTI considerar pertinentes.

Portaria MS-GM nº 2.466, de 16/09/20 DOU de 15/10/20 p.120 – Institui a Comissão de Propriedade Intelectual em Saúde e altera o Capítulo III do Anexo XXVII da Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.

Decreto nº 10.497, de 28/09/20 – DOU de 29/09/20 – p. 5 – Institui o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Portaria MCTI-GM nº 3.206, de 25/08/20 – DOU de 26/08/20 – p. 7 – Institui, no âmbito da Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Iniciativa Regenera Brasil e o respectivo Comitê Gestor.

Portaria MCTIC-GM nº 2.794, de 30/06/20 – DOU de 21/07/20 – p. 8 – Dispõe sobre as normas e diretrizes para a prestação de informações ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, pelas empresas beneficiárias dos incentivos fiscais de que trata o Capítulo III da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005 (Lei do Bem), referentes aos seus programas de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, bem como os procedimentos para a análise das informações e para a apresentação de contestação e recurso do resultado da análise.

Portaria nº 2.801, de 1º de julho de 2020 – DOU de 13/07/20 – p. 11 – Dispõe sobre o plano de reinvestimento dos débitos decorrentes da não realização, total ou parcial, dos investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação de que trata a Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991

Portaria 2.256, de 18 de maio de 2020 – DOU de 20/05/20 – Altera, excepcionalmente, os prazos de que tratam o caput e o § 1º do art. 2º, e o art. 5º, da Portaria MCTIC nº 4.349, de 4 de agosto de 2017, que disciplina os procedimentos para prestação de informações, ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, pelas empresas beneficiárias dos incentivos fiscais de que trata o Capítulo III da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005 (Lei do Bem), referentes às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica informadas por meio do Formulário Eletrônico – FORMP&D.

Portaria nº 1.122, de 19 de março de 2020 – DOU de 24/03/20 – p. 19 – Define as prioridades, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no que se refere a projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2020 a 2023.

2019

Portaria nº 6.762, de 17 de dezembro de 2019 – DOU de 20/12/2019 – p. 115 – Institui o Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Inovadores – PNI, visando fomentar o surgimento e a consolidação de ecossistemas de inovação e de mecanismos de geração de empreendimentos inovadores no País.

Decreto nº 10.057, de 14/10/2019 – DOU de 15/10/2019 – p. 2 – Dispõe sobre o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Portaria nº 5.082, de 25/09/2019 – DOU de 01/10/2019 – p. 18 – Altera a Portaria nº 2851/2019 e concede novo prazo de funcionamento do Grupo de Trabalho para propor melhorias à gestão do emprego dos benefícios fiscais decorrentes da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005 (Lei do Bem).

Decreto 9.947, de 31/07/2019 – DOU de 01/08/2019 – p. 1 – Altera o Decreto nº 5.798, de 7 de junho de 2006, que regulamenta os incentivos fiscais às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, de que tratam os art. 17 ao art. 26 da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005.

2018

Decreto nº 9.319, de 21/03/18 DOU de 22/03/18 p.2 – seção 1 n° 56 – Institui o Sistema Nacional para a Transformação Digital e estabelece a estrutura de governança para a implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.

Decreto nº 9.283, de 07/02/2018 – DOU de 08/02/2018 – p. 10 –  Regulamenta a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, o art. 24, § 3º, e o art. 32, § 7º, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o art. 1º da Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990, e o art. 2º, caput, inciso I, alínea “g”, da Lei nº 8.032, de 12 de abril de 1990, e altera o Decreto nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, para estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.

2017
Decreto nº 9.245, de 20/12/2017 – DOU de 21/12/2017 – p. 106 – Institui a Política Nacional de Inovação Tecnológica na Saúde.

Portaria nº 1.367-SEI, de 04/08/2017 – DOU de 08/08/2017 – p. 41 – Autoriza o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a instituir e manter, nos mesmos termos já definidos nas Portarias anteriores, por 18 (dezoito) meses, a partir da publicação, a experiência piloto de trabalho remoto com fundamento no §6°, do art. 6°, do Decreto n° 1.590 de 10 de agosto de 1995.

Portaria nº 4.349, de 03/08/2017 –  DOU de 07/08/2017 – p. 7 – Dispõe sobre os procedimentos para a prestação de informações ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, pelas empresas beneficiárias dos incentivos fiscais de que trata o Capítulo III da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005 (Lei do Bem), sobre os seus programas de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, bem como para a análise dessas informações, e para o oferecimento de contestação e recurso ao resultado da referida análise.

Portaria nº 3.008, de 1/06/2017 – DOU de 05/06/2017 – p. 10 – Estabelece arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica —NIT– e suas respectivas Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais Integrantes.

Portaria nº 2.544, de 12/05/2017DOU de 15/05/2017 – Seção I – p. 12 – Institui o Conselho Consultivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Instrução Normativa  nº 70, de 11/04/2017 – DOU de 12/04/2017 – Seção I – p. 63 – Estabelece o procedimento administrativo de averbação de licenças e cessões de direitos de propriedade industrial e de registro de contratos de transferência de tecnologia e de franquia, na forma da Lei n° 9.279, de 14 de maio de 1996.

Portaria nº 254, de 13/01/2017 – DOU de 25/01/17 – Seção 1 – p.17 – Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, na forma do anexo a esta Portaria.

2016
Lei nº 13.243, de 11/01/2016 (Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação) – DOU de 12/01/2016 – Seção 1 – p.1 – Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei nº 10.973, de 2/12/2004, a Lei nº 6.815, de 19/08/1980, a Lei nº 8.666, de 21/06/1993, a Lei nº 12.462, de 4/08/2011, a Lei nº 8.745, de 9/12/1993, a Lei nº 8.958, de 20/12/1994, a Lei nº 8.010, de 29/03/1990, a Lei nº 8.032, de 12/04/1990, e a Lei nº 12.772, de 28/12/ 2012, nos termos da Emenda Constitucional nº 85, de 26/02/2015.

2015
Medida Provisória nº 694, de 30/09/15 (Lei do Bem)
– DOU de 30/09/15 – Ed. Extra – p.1 –  Altera a Lei nº 9.249, de 26/12/1995, para dispor sobre o imposto sobre a renda incidente sobre juros de capital próprio, a Lei nº 10.865, de 30/04/2004, e a Lei nº 11.196, de 21/11/2005, para dispor sobre os benefícios fiscais do Regime Especial da Indústria Química e para suspender, no ano-calendário de 2016, os benefícios fiscais de que tratam os arts. 19, 19-A e 26 desta Lei.

Portaria nº 704, de 11/08/15 – DOU de 14/08/15 p.8 –  Dá nova redação ao artigo 4º da Portaria nº 577, de 04/06/2014, relativo ao Comitê de Coordenação do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT.

Lei nº 13.123, de 20/05/15 – DOU de 21/05/15 p.1 – (Acesso ao Patrimônio Genético) – Regulamenta o inciso II do § 1º e o § 4º do art. 225 da Constituição Federal, o Artigo 1, a alínea j do Artigo 8, a alínea c do Artigo 10, o Artigo 15 e os §§ 3º e 4º do Artigo 16 da Convenção sobre Diversidade Biológica, promulgada pelo Decreto nº 2.519, de 16/03/1998; dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade; revoga a Medida Provisória nº 2.186-16, de 23/08/2001; e dá outras providências.

Portaria nº 308, de 08/05/15 – DOU de 15/05/15 p.9 – Institui a Comissão de Avaliação e Acompanhamento visando aferir a adequação e pertinência de projetos e programas em ciência, tecnologia e inovação.

Emenda Constitucional nº 85, de 2015 – DOU de 27/02/15 p.4 – Altera e adiciona dispositivos na constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação.

2014
Portaria nº 788, de 05/08/14 – DOU de 06/08/14 p.5 – Dispõe sobre a criação de Comitês de Auxílio Técnico para auxiliar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em atividade de natureza consultiva relacionadas à política de fomento à inovação tecnológica, disciplinada no Capítulo III da Lei nº 11.196, de 21/11/2005 (Lei do Bem), regulamentada pelo Decreto nº 5.798, de 07/06/2006.

Portaria nº 715, de 16/07/14 – DOU de 17/07/14 p.14 – Estabelece procedimento de análise dos Formulários para Informações sobre as atividades de Pesquisa Tecnológica e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica – FORMP&D, enviados pelas empresas beneficiárias dos incentivos fiscais disciplinados pelo Capítulo III da Lei nº 11.196, de 21/11/2005 (Lei do Bem), regulamentado pelo Decreto n° 5.798, de 07/06/2006.

Decreto nº 8.269, de 25/06/14 – DOU de 26/06/14 p.8 Ed. Extra – Institui o Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento e seu Comitê Gestor.

2012
Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 – DOU de 31/12/12 p.1 – Dispõe sobre (…) o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico,Técnico e Tecnológico.

Portaria MCTI-GM nº 868, de 21/11/12 – DOU de 23/11/12 p.81 – Estabelece os requisitos para a aprovação dos projetos de investimento considerados como prioritários nas áreas de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação, e os procedimentos para o acompanhamento de sua implementação, para efeitos do Decreto nº 7.603, de 09/11/2011.

Portaria Interministerial MS-MCTI nº 686, de 02/10/12 – DOU de 04/10/12 p.5 – Institui parceria entre os Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação para cooperação técnica na formulação de políticas de apoio ao desenvolvimento científicos, tecnológico e de inovação em áreas de interesse da saúde humana, por intermédio da integração da Política Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde com a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia e constitui Comissão Técnica Interministerial.

Portaria Interministerial MCTI-MDICE nº 652, de 14/09/12 – DOU de 17/09/12 p.9 – Estabelece as prioridades da política industrial e tecnológica nacional, para promover e incentivar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em empresas nacionais e em entidades nacionais de direito privado, sem fins lucrativos, voltados para atividades de pesquisa,mediante a concessão de recursos financeiros, humanos, materiais ou de infraestrutura destinados a apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento.

2011
Decreto nº 7.646, de 21/12/11
– DOU de 22/12/11 – Dispõe sobre a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – SUS e sobre o processo administrativo para incorporação, exclusão e alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, e dá outras providências.

Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011 – DOU de 05/08/11 p.1 – Institui o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC.

2009
Lei nº 12.091, de 12.091 de 11/11/2009
– DOU de 12/11/09 p.7 – Acrescenta inciso VII ao § 2o do art. 81 da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para incluir o nome dos dubladores nos créditos das obras audiovisuais.

2006
Decreto nº 5.798, de 07/06/2006 – (Lei do Bem) – DOU de 08/06/06 p.2 – Regulamenta os incentivos fiscais às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, de que tratam os arts. 17 a 26 da Lei nº 11.196, de 21/11/2005.

2005
Lei nº 11.196, de 21/11/2005 – DOU de 22/11/05 p.1 – Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação – REPES, Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras – RECAP e o Programa de Inclusão Digital.

Decreto nº 5.563, de 11/10/2005 – DOU de 13/10/05 p.1 – Regulamenta a Lei nº 10.973, de 02/12/2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências.

2004
Lei nº 10.973, de 02/12/04 (Lei da Inovação)DOU de 03/12/04 – Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Retificação.

2002
Decreto nº 4.533, de 19/12/2002 – DOU de 20/12/02 p.7 – Dá nova redação aos arts. 1º, 2º, 5º, 9º e 10º do Decreto nº 3.201, de 6 de outubro de 1999, que dispõe sobre a concessão, de ofício, de licença compulsória nos casos de emergência nacional e de interesse público de que trata o art. 71 da Lei nº 9.279, de 14/05/1996.

2001
Lei nº 10.196, de 14/02/2001 – DOU de 16/02/01 p.4 – Altera e acresce dispositivos à Lei no 9.279, de 14 de maio de 1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, e dá outras providências.

1999
Decreto nº 3.201, de 06/10/1999 – DOU de 07/10/99 p.17 – Dispõe sobre a concessão, de ofício, de licença compulsória nos casos de emergência nacional e de interesse público de que trata o art. 71 da Lei no 9.279, de 14 de maio de 1996.

1998
Lei nº 9.610, de 04/09/1998 (Lei de Direitos Autorais) – DOU de 20/02/89 p.3 – Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

Decreto nº 2.553, de 16/04/1998 – DOU de 20/04/98 p.1 – Regulamenta os arts. 75 e 88 a 93 da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.

1996
Lei nº 9.279, de 15/06/1996 (Lei de Propriedade Industrial) – DOU de 15/05/96 p.8353 – Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.

1994
Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994 – DOU de 21/12/94 p.20025 – Dispõe sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio e dá outras providências.

1993
Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 – DOU de 22/06/93 p.8269 – Institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

1990
Lei nº 8.032, de 12 de abril de 1990 – DOU de 13/04/90 p.1 – Dispõe sobre a isenção ou redução de impostos de importação, e dá outras providências.
(concede isenção de impostos às Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação -ICTs).

Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990 – DOU de 02/04/90 p.1 – Dispõe sobre importações de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica, e dá outras providências.

1980
Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980 (Lei dos Estrangeiros) – DOU de 21/08/80 p.16534 – Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração.(disciplina vistos para estrangeiros em viagem cultural ou em missão de estudos).


Âmbito do Estado de São Paulo 

2021

Portaria ILSL nº 21 de 24/09/21 DOE de 25/09/21 p.62 – seção 1- nº 186 – Reorganiza o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, com as atribuições de promover o desenvolvimento e a implementação das políticas institucionais de inovação das Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de São Paulo – ICTESPs.

Portaria IAL nº 4, de 20/04/21 DOE de 21/04/21 p.38 – seção 1- n° 75 – Altera a Portaria DG/IAL – 11, de 5-5-2017 que Aprovou o Regimento Interno do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Adolfo Lutz – NIT-IAL.

Portaria IAL nº 3, de 20/04/21 DOE de 21/04/21 p.38 – seção 1- n° 75 – Designa membros para comporem o Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Adolfo Lutz – NIT- IAL.

Portaria HCSP, de 25/03/21 DOE de 27/03/21 p.24 – seção 1 – n° 60 – Institui o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia deste Hospital – Lepic-HCFMUSP, com o objetivo de implementar no HCFMUSP os programas de ensino, pesquisa e inovação em cirurgia nos campos de laparoscopia, videocirurgia, videoendoscopia e cirurgia robótica.

2020

Portaria IB nº 9, de 25/11/20 DOE de 24/11/20 p. 44 – seção 1 – n° 241 – Avocar ao Centro de Orientação de Assuntos Estratégicos, as atribuições conferidas ao Centro de Recursos Humanos, do Instituto Butantan, da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde, por força do Decreto 64.518 de 10/10/19, publicado em 11/10/19.

Portaria IB nº 8, de 25/11/20 DOE de 24/11/20 p. 44 – seção 1 – n° 241 – Avocar ao Núcleo de Inovação Tecnológica, as atribuições conferidas ao Centro de Administração, do Instituto Butantan, da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde, por força do Decreto 64.518 de 10/10/19, publicado em 11/10/19.

Decreto nº 64.974, de 12 de maio de 2020 – DOU de 13/05/2020 – p. 1 – Institui o Programa de Implementação de Soluções Inovadoras para a Administração Pública – IdeiaGov, e dá providências correlatas.

2017

Decreto nº 62.817 de 04/09/2017 – DOE de 05/09/2017 – p. 1 – Regulamenta a Lei federal nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, no tocante a normas gerais aplicáveis ao Estado, assim como a Lei Complementar nº 1.049, de 19 de junho de 2008, e dispõe sobre outras medidas em matéria da política estadual de ciência, tecnologia e inovação.

Portaria IDPC nº 14, de 03/08/2017 – DOE de 05/08/2017 – p. 55 –  Constitui a Comissão Técnico-Científica, também denominada Conselho Executivo composto pelo Responsável Técnico e por membros nomeados pela diretoria do IDPC representantes dos seis subnúcleos. (NIT) (Republicada no D.O. de 5-8-2017, Seção 1, pág. 55)

Comunicado IP S/N 2017 – DOE de 20/06/2017 – p. 52 – Política para Gestão de Projetos do Instituto Pasteur Este documento tem a finalidade de estabelecer as diretrizes adotadas pelo Diretor Técnico do Instituto Pasteur para avaliação e gestão de projetos a serem desenvolvidos pelo Instituto Pasteur.

Portaria IP nº 7, de 19/06/2017 – DOE de 20/06/2017 – p. 51 – Política de Gestão de Propriedade Intelectual do Instituto Pasteur.

Portaria ILSL nº 15, de 08/06/2017 – DOE de 29/07/2017 – p. 36 – Designa os membros para comporem o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT – do Instituto Lauro de Souza Lima.

Decreto nº 62.597, de 25/05/2017 – DOE de  26/05/2017 – p. 1 – Reorganiza o Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Portaria IP nº 5, de 15/05/2017 – DOE de 18/05/2017 – Seção I – p. 27 – Reorganiza a composição do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT—do Instituto Pasteur.

Portaria DG/IAL nº 11, de 5/5/2017 – DOE de  05/05/2017 – Seção I – p.42. Aprova o Regimento Interno do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Adolfo Lutz.

Portaria HCRP nº 44, de 6/3/2017 – DOE de 29/03/201 – Seção I – p. 27 – Cria  o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, diretamente subordinado à Superintendência, caracterizado como órgão técnico incumbido de gerir a política de inovação do Hospital.

Portaria DG/IAL nº 4, de 11/1/2017 – DOE de 12/01/2017 p. 75 – Seção I –  Dispõe sobre a Política de Gestão da Propriedade Intelectual do Instituto Adolfo Lutz PGPI/IAL, estabelece os princípios, diretrizes, orientações e bases normativas sobre a matéria, a serem observados no Instituto por todos os integrantes de sua comunidade.

2016
Resolução SDECTI nº 19, de 30-6-2016 – DOE de 12/07/2016 p.50 – Seção 1 nº 128 – Reconhece como Instituição Cientifica e Tecnológica do Estado de São Paulo – ICTESP, a Superintedência de Controle de Endemias – SUCEN e cria o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT.

Decreto nº 62.016, de 10/06/16 – DOE de 11/06/16 p.1 – seção 1 nº 107 – Institui o Comitê Gestor do Projeto “São Paulo: Inovação Aberta em Saúde”, integrante do MoU – Memorando de Entendimento – assinado em outubro de 2013, entre o Governo do Estado de São Paulo e o Reino Unido e dá providências correlatas.

Resolução, de 10/06/16 – DOE de 11/06/16 p.1 – seção 1 nº 107 – Designa, nos termos do § 3º do art. 2º do Dec. 62.016, de 10-6-2016, os indicados para comporem o Comitê Gestor do Projeto São Paulo: Inovação Aberta em Saúde.

2015
Resolução SDECT n° 35, de 08/12/2015 – DOE de 10/12/2015 p. 56 – Seção 1 nº 229 – Reconhece como Instituição Científica e Tecnológica do Estado de São Paulo – ICTESP, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP e cria o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT.

Resolução GOV, de 16/10/15DOE de 17/10/15 p.1 – seção 1 n°194 – Designa os indicados para comporem as Comissões de Análise das Soluções Inovadoras.

Decreto nº 61.418, de 10/08/15 – DOE de 11/08/15 p.1 – (SPAI) –  Acrescenta Disposição Transitória ao Decreto nº 60.286, de 25/03/2014, que instituiu e regulamentou o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação – SPAI.

Decreto 61.492 de 17/09/2015 – DOE de 28/09/15 p.3 – Institui procedimento para apresentação, análise e teste de soluções inovadoras que contribuam com questões de relevância pública, encaminhadas pela iniciativa privada mediante provocação do Poder Público, e dá providências correlatas.

Portaria IAL nº 17, de 08/07/15 – DOE de 28/07/15 p.55 – Dispõe sobre a nova designação para Membros do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Adolfo Lutz.

2014
Portaria SUCEN nº 64, de 15/04/14 – DOE de 17/05/14 p.103 – Institui Grupo de Trabalho com a finalidade de adotar os procedimentos necessários junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação para a criação do NIT na SUCEN

Decreto nº 60.286, de 25/03/14 – DOE de 26/03/14 p.1 – Institui e regulamenta o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação – SPAI e dá providências correlatas.

Resolução SS nº 11, de 30/01/14 DOE de 31/01/14 p.57 – seção 1 nº 21 – Aprova o Regimento Interno do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde de São Paulo – CCT&I-SAÚDE, e dá providências correlatas.

2013
Portaria IB nº 33, de 10/12/13 – DOE de 11/12/13 p.35 – Designa membro para exercer a função de Responsável Técnico, no Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT.

Portaria IAL nº 23, de 06/12/13 – DOE de 07/12/13 p.56 – Designa os membros para comporem o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, do Instituto Adolfo Lutz.

Portaria IP nº 23 de 25/11/13 – DOE de 28/11/13 p.47 – Designa membros técnicos do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, do Instituto Pasteur.

2012
Resolução SS nº 53, de 10/05/2012 – DOE de 11/05/12 p.35 – Institui um Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT no âmbito   da Secretaria de Estado da Saúde e dá outras providências.

2011
Resolução SS nº 45, de 18/05/2011 – DOE de 19/05/11 p.33 – Altera os Artigos 2º e 3º da Resolução SS-26, de 26/02/2008, que institui o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, e dá outras providências.

2010
Decreto nº 56.569, de 22/12/10 – DOE de 29/12/10 p.1 – Republicado – Cria os Núcleos de Inovação tecnológica – NITs no âmbito das Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de São Paulo – ICTESPs, das Secretarias de Estado que especifica e dá providências correlatas.

2009
Decreto nº 54.690, de 18/08/09 – DOE de 19/08/09 – p.1 – Regulamente dispositivos que especifica da Lei complementar nº 1.049, de 19/06/2008, que dispõe sobre medidas de incentivo à inovação tecnológica, à pesquisa científica e tecnológica, ao desenvolvimento tecnológico, à engenharia não rotineira e à extensão tecnológica em ambiente produtivo no Estado de São Paulo.

Decreto nº 53.963, de 21/01/09 – DOE de 22/01/09 – p.4 – Institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, a Política de Gestão do Conhecimento e Inovação e dá providências correlatas.

2008
Resolução SS nº 174, de 18/11/08 – DOE de 19/11/08 p.25 – Dispõe sobre a designação de Membros e Secretária Executiva para o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

Lei Complementar nº 1.049, de 19/06/08 – (Lei Paulista de Inovação) – DOE de 20/06/08 p.1 – Dispõe sobre medidas de incentivo à inovação tecnológica, à pesquisa científica e tecnológica, ao desenvolvimento tecnológico, à engenharia não-rotineira e à extensão tecnológica em ambiente produtivo no Estado de São Paulo.

ResoluçãoSS nº 26, de 26/02/2008 – DOE de 27/02/08 p.26 – Institui o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, define diretrizes gerais para o seu funcionamento. – Republicado em 25/07/2008.

Outras informações:

Publicação do MCTI sobre o Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Bibliografia de Apoio

A ciência e a tecnol no olhar dos brasileiros A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros Percepção pública da C&T no Brasil – 2015 – CGEE

a ciência e o poder legislativo brasil relatos e experiências A Ciência e o Poder Legislativo no Brasil: relatos e experiências

Advancing Regulatory Science at FDA Advancing Regulatory Science at FDA

a-formacao-de-novos-quadros-cti A Formação de Novos Quadros para CT&I

gestao propriedade intelectual 85x115 A Gestão da Propriedade Intelectual nas Instituições de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação

Anal Sup Bibliometr Indic Open access avail of scien public Analytical Support for Bibliometrics Indicators: Open access availability of scientific publications

  Mapa SBI Comite ANPEI 2014 ANPEI – Mapa do Sistema Brasileiro de Inovação

A Platform Biom Discov data power Health A Platform for Biomedical Discovery and Data-Powered Health: Strategic Plan 2017–2027

apoio a inovaçao BNDES Apoio à Inovação – BNDES

Arca fiocruz Arca – Livro Verde – Ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional

revisao leis patente 85x115 A Revisão da Lei de Patentes: inovação em prol da competitividade nacional

atlas-wainova Atlas of Innovation

aval tecn inov saude no sus Avaliação de Tecnologias e Inovação em Saúde no SUS: Desafios e Propostas para a Gestão

 Building Bricks BUILDING BRICKs: Exploring the global researc h AND INNOVATION impact of Brazil, Russia, India, China AnD South Korea

Cartilha de Cidades Cartilha de Cidades

cartilha inova paula souza Cartilha de Propriedade Intelectual – Inova – Paula Souza

 Cartão BB Pesquisa FAPESP – Manual de Orientação

braz.innov.system_cgee CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos: estudos e avaliações estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para o Brasil

ciencia aberta Ciência aberta, Questões abertas

Ciencia tecnologia e inovaçao brasil competitivo Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Competitivo*

Closing the Feedback Loop Closing the Feedback Loop

Code of Ethics Code of Ethics

codigo-de-etica-e-de-conduta-2016 Código de Ética e de Conduta – Agosto 2016

 connected councils Connected Councils – A Digital Vision Of Local Government In 2025

 Competências para inovar na indústria farmacêutica brasileira

4 conferencia CNCTI 4ª CNCTI – Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: documento referência

Coop cien tec inov brasil europ Cooperação em Ciência, Tecnologia & Inovação Brasil União Europeia – avanços e oportunidades

 Descentralizacao cti no brasil Descentralização do fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil

10 dicas-SEBRAE 10 Dicas para tirar tua Ideia do Papel e Montar uma Startup de Sucesso – SEBRAE

DicionarioATS Dicionário de Avaliação e Tecnologias em Saúde – (ATS)

cgee 85 115 Dimensão territorial no planejamento de CT&I – CGEE 2014

Diretr Metod Elab Diret Clin Diretrizes Metodológicas // Elaboração de Diretrizes Clínicas

Diretrizes Metod Elab Estud Aval Equip médico-assisten Diretrizes Metodológicas – Elaboração de Estudos para Avaliação de Equipamentos médico-assistenciais

Diretrizes Metod Elab Parec Técn-Cient 3ed Diretrizes Metodológicas: Elaboração de Pareceres Técnicos-Científicos 3ª Edição revisada e atualizada

Diretrizes Metod Estudo Aval Econ Tecnol Saude Diretrizes Metodológicas para Estudo de Avaliação Econômica de Tecnologias em Saúde

Disrup game-chamging Disruptive, Game-Changing Innovation – 2016 State of Innovation

 Doing business in Brazil: Brazil trade and export guide

Estrategia Brasileira Transformacao Digital Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

Estrategia nac cien tec inov Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2019

Estudo comparativo de patentes-INPI Estudo Comparativo dos Critérios de Patenteabilidade para Invenções Biotecnológicas em Diferentes Países

Estudo de impacto economico Estudo de Impacto Econômico – Segmento de Incubadoras de Empresas do Brasil

Indicadores Parques Teqnologicos 85x115 Estudo de Projetos de Alta Complexidade: indicadores de parques tecnológicos

Fapesp Sao Paulo Research foundation FAPESP – São Paulo Research Foundation

 finep-inovacao-e-pesquisa Finep – Inovação e Pesquisa

Fomento de CT&I no Brasil-uma política pública incompleta Fomento de C,T&I no Brasil: uma política pública incompleta

forum-de-procuradores-chefes Fórum de Procuradores-Chefes na Temática: Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação – PCTI

g20 G20 Innovation Report 2016

Gender in the Global Res Landscape Gender in the Global Research Landscape

Conhecimento e Inovacao Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público

Global Forum for Health Research - The 10-90 Global Forum for Health Research – The 10/90 Report on Health Research 2000

Global open science hardware roadmap Global Open Science Hardware Roadmap

Guia de Boas Práticas Para Interação Guia_Anpei_Interacao_ICT_Empresa

 Guia da propriedade intelectual ICC Guia da Propriedade Intelectual da ICC – 2012

Guia de Avaliação de Tecnologias em Saúde na Atencao Basica Guia de Avaliação de Tecnologias em Saúde na Atenção Básica

guia-sibratec Guia de Extensão Tecnológica das Redes SIBRATEC

guia 85115 Guia de Referência para os NITs

INPI Guia do Usuário: Projeto Piloto PPH INPI-USPTO

IBEPI Prog Iberoameric propr industr IBEPI Programa Iberoamericano de Propiedad Industrial – Informe Trimestral Janeiro à Março/2018

Indic propr industrial-INPI Indicadores de Propriedade Industrial 2000-2012 – INPI

industr-de-base-scielo Indústrias de base química e biotecnológica voltadas para a saúde no Brasil – Scielo

Informe CEIS 1 - Complexo Econômico-Industrial da Saúde  Informe CEIS nº 1 – Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Informe CEIS 2 - Saude e desenvol Informe CEIS nº 2 – Saúde e Desenvolvimento

inovacao como chegar la Inovação: como chegar lá

Inov em Rede boas prat de gestão em NITs Inovação em Rede: boas práticas de gestão em NITs

inovacao-estrategias-de-sete-paises Inovação Estratégias de Sete Países

Inovacao pais constroi pontes  INOVAÇÃO: País constrói pontes entre ciência e indústria (Em discussão – Revista de audiências públicas do Senado Federal, setembro de 2012)

inovacao tecnologica na saude-premio 2012 Inovação Tecnológica na Saúde: edição 2012 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

dti innov report Innovation Report – Competing in the global economy: the innovation challenge

 Inovando_no_apoio_a_inovacao Inovando no Apoio à Inovação

Intangible Capitalin Global Value Chains Intangible Capital in Global Value Chains

propriedade intelectual 3 – Inventando o Futuro – Uma Introdução às Patentes para as Pequenas e Médias Empresas

IOT uma estrategia para o brasil IOT – Uma Estratégia para o Brasil

la transferencia 85 115 La transferencia de I+D, la innovación y el emprendimiento en las universidades – Educación superior en IberoaméricaInforme 2015

Livro azul Livro Azul: 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

 Livro branco Livro Branco da Inovação Tecnológica

livro-saude-4-0capa Livro Saúde 4.0

Manual-Acesso ao Patrim Genet Brasil Conhec Tradic Associado Manual: Acesso ao Patrimônio Genético Brasileiro e ao Conhecimento Tradicional Associado

manual-de-frascati Manual de Frascati

manual de inovacao Manual de Inovação

marco-legal-cti Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16): Riscos e consequências para as universidades e a produção científica no Brasil

NITmarco legal Marco Legal de Ciência e Tecnologia – NIT Mantiqueira

MCTI - Plano Anual de Monit Aval 2013 MCTI – Plano Anual de Monitoramento e Avaliação 2013

 Mestres 2012 Est demog base técn-cient brasil Mestres 2012: Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira

Mestre e doutores 2015 Mestres e doutores 2015 – Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira

Method develop national Methodology for the Development of National Intellectual Property Strategies

Monitoram Horizonte Tecnol Saude no ambito da REBRATS  Monitoramento do Horizonte Tecnológico em Saúde no Âmbito da REBRATS

mundo afora Mundo Afora – Políticas de incentivo à inovação

national-confederation-of-industry-brazil National Confederation of Industry – Brazil (CNI), Brazil Industries Coalition (BIC), and ICC Brasil

Nesta how innov agencies work Nesta… How Innovation Agencies Work: International lessons to inspire and inform national strategies

Nesta using research evidence Nesta… Using Research Evidence

new-health-technologies New Health Technologies

nit mantiqueira_85x115 NIT Mantiqueira

O Complexo Econômico-Industrial da Saúde  O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e a dimensão social e econômica do desenvolvimento – Carlos Gadelha, 2012

OECD Innovation Strategy 2015 OECD Innovation Strategy 2015 – An Agenda for Policy Action

oecd-innovation-outlook-2016 OECD Science, Technology and Innovation Outlook 2016

OECD Recommendation on the Governance of Clinical Trials OECD Recommendation on the Governance of Clinical Trials

o-mapa-da-ciencia-sp O Mapa da Ciência de São Paulo: Competências Científicas e Tecnológicas

Organizacao global de ciencia Organizações globais de ciência: “continuar investindo na ciência a longo prazo”

o sangue novo da inovacao O Sangue Novo da Inovação

perspec-especial-brasil Perspectivas de Especialistas Brasileiros sobre a Manufatura avançada no Brasil: U relato de Workshops realizados em sete capitais brasileiras em contraste com as experiências internacionais

pesquisa-de-inovacao-2014-63x90 Pesquisa de Inovação – 2014

pintec-pesq-inov PINTEC – Pesquisa e Inovação

Polit apoio inov tec no brasil Políticas de Apoio à Inovação Tecnológica no Brasil: avanços recentes, limitações e propostas de ações

Plataformas tecnicas Plataformas Técnicas – Gestão NIT – Mantiqueira

 Política de Monitoramento e Avaliação do MCTI - 2012 Política de Monitoramento e Avaliação do MCTI – 2012

Politica de Propriedade Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil

rela formict 2012 85x115 Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil – Relatório Formicit 2012

Políticas de Inovação pelo lado da demanda no Brasil Políticas de Inovação pelo lado da demanda no Brasil

private-patents-and-public-health-teste Private Patents and Public Health

Produto 8 - Relatório do Plano de Ação Iniciativas e Projetos Mobilizadores 2017 Produto 8: Relatório do Plano de Ação Iniciativas e Projetos Mobilizadores 2017

promoting-access-to-medical Promoting Access to Medical Technologies and Innovation

PI Aspectos Regulatorios 85x115 Propriedade Intelectual e Aspectos Regulatórios em Biotecnologia

Ranking de Escritórios de Propriedade Industrial Ranking de Escritórios de Propriedade Industrial

Readiness for the Future of Production Report 2018 Readiness for the Future of Production Report2018

CTIBrasil Recursos naturais, sustentabilidade e novas fronteiras – CTI Brasil

Relatorio Atividades-INPI-2017 Relatório de Atividades INPI – 2017

Relatorio  Atividades Fapesp 2012-85x115 Relatório de Atividades – Fapesp – 2012

relatorio atividades FAPESP 2015 Relatório de Atividades – FAPESP – 2014

Relatorio de atividades FAPESP 2016 Relatório de Atividades – FAPESP – 2016

 Relatório de Atividades 2012 – Inova-Unicamp Relatório de Atividades 2012 – Inova/Unicamp

relatorio INPI Relatório INPI – IV Edição

relatorio-o-que-pensa-o-pesquisador Relatório: O que pensa o Pesquisador Brasileiro sobre a burocracia?

Relatório UNESCO sobre Ciência 2010 Relatório UNESCO sobre Ciência 2010: o atual status da ciência em torno do mundo – resumo executivo

Research in Brazil A report for CAPES by Clarivate Analytics Research in Brazil: A report for CAPES by Clarivate Analytics

res-innov-dissem-centers Research, Innovation and Dissemination Centers

multidisciplinary 85x115 Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDC): multidisciplinary, high impact science

Responsible Conduct in the Global Research Enterprise Responsible Conduct in the Global Research Enterprise

 Revista Fapesp julho 2012 - Muito alem das patentes Revista Fapesp (julho 2012): Muito além das patentes

Saude 4.0 proposta para impulsionar Saúde 4.0 – Propostas para impulsionar o ciclo das inovações em Dispositivos Médicos (DMAs) no Brasil

EvipNet Síntese de Evidências para Políticas de Saúde – EVIPNet

Síntese palestras e debates do I Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 Síntese das palestras e dos debates do I Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência (FMC) de 2013 – Dilema entre ciência básica e inovação abriu debate em São Paulo para o FMC

sintese 85 115 Síntese para estudos sobre Propriedade Intelectual

sistema setoriais de inov e infra Sistemas Setoriais de Inovação e Infraestrutura de Pesquisa no Brasil

2017 Special 301 report-capa 2017 Special 301 Report – Office of the United States Trade Representative

Temas em saude coletiva 22-Aval de Tecn Saúde e Polít Infor por Evidênc Temas em Saúde Coletiva 22: Avaliação de Tecnologias de Saúde & Políticas Informadas por Evidências

plano diretor C,TeI Termo de Referência – Insumos para o Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo

the-age-of-analytics-december-2016-56x80 The Age of Analytics: Competing in a Data-Driven World – December-2016

The global The Global Competitiveness Report 2015–2016

the-global-compet-report-2016-2017 The Global Competitiveness Report 2016–2017

global The Global Innovation Index 2015 – Effective Innovation Policies for Development

The global innovation index 2017 The Global Innovation Index 2017 – Innovation Feeding the World

 The Global Information Technology Report 2013 The Global Information Technology Report 2013

The global inform tech report 2016 The Global Information Technology Report 2016

the-global-innovation-index-2016 The Global Innovation Index 2016

Global Innovation 85x115  The Global Innovation Index 2013

Transferência de Tecnologia estratégias para a estruturação e gestão de NIT Transferência de Tecnologia: estratégias para a estruturação e gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica

univers-empreend Universidades Empreendedoras

what-doctor-why-ai-and-robotics-will What doctor? Why AI and robotics will define New Health

What is intellectual property What is Intellectual Property?

who-compendium-of-innovative-health-technologies-2011-2014 WHO compendium of innovative health technologies for low-resource settings 2011-2014

WIPO-INTELLECTUAL WIPO Intellectual Property Handbook: Policy, Law and Use

WIPO World Intellectual Property Indicators 2015

wipo-2016  World Intellectual Property Indicators 2016

World Intellectual Property Indicators 2017 World Intellectual Property Indicators 2017

 

 

Difusão do Conhecimento

O Plano Estadual de Saúde 2012-2015 por meio de seu EIXO VII – Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Diretriz 2, que visa Promover o Ensino e a Difusão do Conhecimento Científico, tem como uma de suas missões articular e promover na SES/SP mecanismos capazes de reunir, organizar e disseminar a produção científica e técnica de âmbito institucional.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo atuou como instituição signatária da BIREME, Centro Especializado da OPAS/OMS para a cooperação técnica em informação e comunicação científica em saúde na Região das Américas.

Esta sólida parceria sempre gerou produtos e serviços de informação em saúde de grande relevância. Em 2006, o Projeto Gestão de Informação Técnico-Científica em Saúde, idealizado para contribuir com o fortalecimento da gestão de informação e conhecimento técnico-científico no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, viabilizou a implantação do Portal Rede de Informação e Conhecimento, visando promover o acesso equitativo e universal à informação relevante em saúde. Este Portal foi implementado utilizando o modelo preconizado pela BIREME/OPAS/OMS, a BVS – Biblioteca Virtual em Saúde.

Este Projeto teve início com a proposta de desenvolvimento em três fases, as quais estão descritas abaixo.

A BVS Rede de Informação e Conhecimento já consolidada no âmbito da SES/SP, atua em processo contínuo no desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento da gestão da informação e difusão científica e técnica em saúde.

O pensamento norteador dessas ações está focado em:

  • ampliar as fontes de informação em ciências da saúde voltadas às específicas necessidades de nossos Institutos de Pesquisa e Unidades de Saúde;
  • incrementar a capacitação dos nossos profissionais de saúde para busca e seleção das informações de interesse;
  • atualizar, disponibilizar e facilitar, constantemente, o acesso a novos conceitos e tecnologias disponíveis para o desenvolvimento e melhoria de qualidade técnica e científica dos serviços.

Coordenação da BVS Rede de Informação e Conhecimento:

Dra. Sueli G. Saes
Coordenação do Projeto BIREME
Coordenação da BVS Rede de Informação e Conhecimento – SES/SP
sgsaes@saude.sp.gov.br

Lilian N. Schiavon
Coordenação do Projeto BIREME
Coordenação da BVS Rede de Informação e Conhecimento – SES/SP
bvs-ric@saude.sp.gov.br
ctd@saude.sp.gov.br