Novo Portal para as revistas científicas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Com o objetivo estruturar e reunir as principais revistas científicas em um ambiente único e virtual, e oferecer serviços diferenciados como a gestão eletrônica dos periódicos por meio de um fluxo editorial online, o novo Portal de Revistas Científicas da SES/SP é lançado utilizando o sistema OJS (Open Journal System), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP). Trata-se de um sistema em software livre, que promove acesso aberto e aperfeiçoamento da publicação acadêmica para gerenciamento e publicação de periódicos científicos.

Antes disponíveis nos sites das respectivas instituições de forma isolada, com poucos recursos de busca e pesquisa restrita para recuperação dos artigos publicados, agora, com o novo Portal, as revistas científicas têm um novo cenário que vai oferecer novas possibilidades, com maior autonomia e maior visibilidade.

Em meados de 2009, foi adotado um Portal de Revistas utilizando a metodologia SciELO (Scientific Electronic Library Online) para organizar e publicar as revistas científicas da
SES/SP, porém, após alguns anos, vários problemas contribuíram para a não continuidade do Portal nesta metodologia. Um longo período se passou até surgir a possibilidade da implantação do sistema OJS.

Em 2020, com o apoio da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde – CCTIES/SES-SP foi efetuada a contratação de uma consultoria da Empresa Content Mind para organizar, implementar e promover o acesso às revistas científicas no sistema OJS.

Vale destacar também o apoio da equipe de Divulgação Científica e do Centro de Documentação da Coordenadoria de Controle de Doenças – CCD, que vem contribuindo com ações importantes para o desenvolvimento do Portal.

Com autonomia para a publicação e a gestão dos periódicos pelos próprios editores, a possibilidade de submissão online pelos autores, a disponibilização das coleções completas, a possibilidade de acompanhamento das métricas de acesso, entre outros serviços, o Portal visa alavancar as revistas científicas da instituição.

Configurado para a atribuição e registro do DOI (Digital Object Identifier), permite que os artigos recebam e adotem tal identificação. Outro recurso relevante e também disponível é a configuração em todas as revistas, do plugin ORCID (Open Researcher and Contributor ID), que permite aos autores, validarem seus perfis no próprio sistema.  O ORCID é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico.

Neste primeiro momento integram o Portal, o Boletim Epidemiológico Paulista – BEPA, o Boletim do Instituto de Saúde – BIS, o Cadernos de História da Ciência – Chci, a Hansenologia Internationalis e a Revista do Instituto Adolfo Lutz.

O processo de implantação do Portal contou inicialmente com uma capacitação para editores e sua equipe sobre o funcionamento do sistema. Várias reuniões online foram realizadas com orientações sobre o uso do sistema OJS. A equipe de tecnologia de informação da SES/SP esteve envolvida em todo o processo, dando subsídios para a implantação do sistema no servidor de dados da instituição. A coordenação do Portal é feita em conjunto por profissionais da CCTIES e da CCD, sempre com o apoio da equipe de informática.

Apesar de algumas dificuldades sentidas por todos no início, observa-se o crescente esforço e o empenho de todos os envolvidos, para concretizar e consolidar esta iniciativa.

Por meio deste Portal, as revistas foram reconfiguradas de acordo com os recursos que o sistema oferece, buscando melhorar a qualidade para atenderem aos critérios dos indexadores que almejam alcançar. Procedimentos de acesso e permanência no Portal, assim como outras orientações, estão documentados com o objetivo de nortear novos editores e usuários.

O novo Portal de Revistas Científicas da SES/SP chega para apoiar, subsidiar, aumentar a visibilidade e promover o conteúdo científico gerado na instituição. Vai receber qualquer revista científica produzida no âmbito institucional, desde que esteja de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

Esta iniciativa tem o objetivo de contribuir para o avanço da ciência no âmbito da SES/SP.

 

Eliete Cortez
Lilian Schiavon
Renan Predasoli
Coordenação do Portal de Revistas Científicas da SES/SP


Outras Notícias