A Biblioteca do Instituto Pasteur foi criada em 1903 juntamente com a inauguração do Instituto. Em 1995 passou a denominar-se Biblioteca ‘Dr. Murillo Pacca de Azevedo’ em homenagem a um antigo Diretor.

Tem como missão promover o acesso, a disseminação e o uso de informações sobre raiva e temas afins, apoiando atividades de ensino e pesquisa, e atuando como depósito legal da produção técnico-científica do Instituto Pasteur.

A área de especialização do acervo é a Raiva, mas engloba também aspectos de Imunologia, Virologia, Biologia Molecular, Genética, Epidemiologia, Saúde Pública, Zoonoses, Saúde Pública e Administração, Políticas e Programas em Saúde.

O público alvo é formado por pesquisadores, estagiários e bolsistas dos cursos e treinamentos oferecidos pelo Instituto Pasteur. Além disso, a biblioteca também atende a consultas dos servidores do Instituto Pasteur e do público externo em geral interessados no acervo especializado.

A produção técnico-científica do Instituto Pasteur está sendo cadastrada em suas bases que integram o portal BVS RIC da SES-SP. Para acessá-las, clique aqui.

Sala de estudo:

Possui ambiente com revestimento acústico e computadores com acesso à internet.

Biblioteca Dr. Murillo Pacca de Azevedo

Horário de Funcionamento:
2ª a 6ª feira 10 às 16 h.
Almoço: 13:30-14:00

biblioteca@pasteur.saude.sp.gov.br

Av. Paulista, 363
Cerqueira Cesar – São Paulo- SP
CEP:01311-000

Bibliotecária:
Marina Gonzaga da Silva

Acervo

Reúne em seu acervo aproximadamente 10.000 itens, entre livros, obras de referência, teses, dissertações, monografias, folhetos, manuais, periódicos científicos, separatas, anais de eventos, slides, CDs, DVDs e VHS, referentes tanto à produção técnico-científica institucional como outras produções relacionadas à temática da Raiva.

Serviços Oferecidos

Atendimento ao usuário:

Auxílio às pesquisas bibliográficas e acesso às bases de dados internas e externas.

Empréstimos:

O empréstimo é exclusivo para pesquisadores, servidores, bolsistas e estagiários do Instituto Pasteur, sendo necessário o cadastro na biblioteca e comprovação de vínculo, por meio de crachá ou RG e declaração de autorização de empréstimo (para bolsistas e estagiários).

É permitido o empréstimo de materiais por 14 dias, de até 4 títulos por pessoa, podendo ser renovado até 03 vezes se não houver reserva. As solicitações de reserva e renovação podem ser feitas por telefone ou e-mail.

Não emprestamos obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.), periódicos e separatas, documentos antigos e especiais, e produção científica do Instituto Pasteur com único exemplar. Todos esses materiais encontram-se disponíveis para consulta no local.

Normalização

Oferecemos auxílio na normalização de trabalhos científicos e elaboração de fichas catalográficas, exclusivamente para pesquisadores e funcionários do Instituto Pasteur.

Consulta

O acervo é aberto à consulta a todos os interessados, tendo ou não vínculo com a instituição.
Para pesquisar o acervo disponibilizamos um catálogo eletrônico de acesso local.