“Saúde mental, prevenção de contágio e percepção de risco de profissionais de saúde do estado de São Paulo durante a pandemia de COVID-19”, artigo original publicado no BEPA em janeiro de 2023

O artigo original “Saúde mental, prevenção de contágio e percepção de risco de profissionais de saúde do estado de São Paulo durante a pandemia de COVID-19” publicado no BEPA, em 12/01, concluiu que o percentual de sofrimento psíquico – no decorrer deste período – foi expressivo.

O estudo avaliou a adoção de medidas de prevenção de contágio e a percepção de risco de profissionais de saúde que atuaram em 15 hospitais no estado de São Paulo, no período de 20 de julho a 25 de agosto de 2020.

Foi identificado uma maior chance de sofrimento psíquico entre mulheres, médicos, profissionais que não recebiam equipamentos de proteção individual (EPIs) de boa qualidade, os que sentiam ter pouco controle sobre se infectar, os que tinham medo de não sobreviver à doença, e aqueles cujas famílias tinham medo de se infectar através deles. Ao todo, 627 pessoas participaram do estudo.

Assinam o artigo original – publicado em português e inglês – Tereza Etsuko da Costa Rosa, Sonia Isoyana Venâncio, Maria Mercedes Loureiro Escuder, Maria Cecília Goi Porto Alves, Tazio Vanni e Alexander Precioso. Para ler o trabalho na íntegra clique no link: https://lnkd.in/ebRbGK-J