BEPA publica artigo original “Associação entre autopercepção de saúde, marcadores de alimentação e estado nutricional: inquérito Vigitel do estado de São Paulo”

O artigo original “Associação entre autopercepção de saúde, marcadores de alimentação e estado nutricional: inquérito Vigitel do estado de São Paulo” publicado no BEPA, em dezembro de 2022, avaliou a prevalência de autopercepção de saúde em adultos e pessoas idosas do estado de São Paulo.

O estudo foi realizado com mais de oito mil indivíduos, a autopercepção de saúde foi categorizada em positiva e negativa. Foram considerados marcadores de padrões saudáveis e não saudáveis de alimentação, e estado nutricional segundo Índice de massa corporal.

A autopercepção negativa foi superior entre idosos, obesos e pessoas com o hábito de consumir refrigerantes em cinco ou mais dias da semana. Já entre os adultos que consumiram regularmente frutas e hortaliças ou mais grupos de alimentos minimamente processados apresentaram maior chance de autopercepção positiva. No total, 74,2% e 25,8% dos entrevistados relataram autopercepção positiva e negativa, respectivamente.

O artigo original é assinado pelos autores Luciane Simões Duarte , Aline Yukari Kurihayashi, Adriana Bouças Ribeiro, Marco Antonio de Moraes e Mirian Matsura Shirassu. Para ler o artigo completo, clique no link a seguir: https://bit.ly/bepa_38120