Inovação em Saúde na SES/SP

Conteúdo atualizado em: 30/09/2023

Sobre esta Vitrine

Com a implantação da Lei Paulista de Inovação, o Estado de São Paulo vem atuando em um movimento constante e crescente com foco em avanços significativos no processo de construção, implementação e consolidação das ações de ciência, tecnologia e inovação. Visando atender aos preceitos desta normativa, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde deu início, em 2008, à coordenação do processo e desenvolvimento de ações específicas voltadas à incorporação e gestão da inovação na área da saúde, no âmbito da instituição.

Esta Vitrine tem como objetivo destacar as principais ações desta trajetória que inclui projetos, documentos, legislação específica, entre outras informações relevantes ao tema.

Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde na SES/SP

O CCT&I-Saúde foi instituído no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo por meio da Resolução SS nº 26, de 26/02/2008, alterada pela Resolução SS nº 45, de 18/05/2011, (artigos 2º e 3º). Importante destacar, que em seu artigo 5º, determina que a BVS Rede de Informação e Conhecimento deverá dar suporte ao CCT&I-Saúde em suas ações e atividades.

 

NITs da SES/SP

Os Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs, foram criados pelo Decreto nº 56.569, de 22/12/2010 e, a partir deste Decreto, foi publicada a Resolução SS nº 53, de 10/05/2012, que institui os Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sob a coordenação da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde - CCTIES, com a função de apoiar a inovação tecnológica de produtos e processos e a geração de patentes em saúde nos Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo.

Iniciativas Internacionais

Iniciativas internacionais para fomentar novas parcerias, tendo como premissas inovação, novas perspectivas de conhecimento, pesquisa, empreendedorismo e educação.

Ciência, Tecnologia e Inovação

A inovação é a chave para o desenvolvimento sustentável do Brasil. No entanto, ela precisa de políticas públicas efetivas e coordenadas para se desenvolver. 

Índice Global de Inovação

O Índice Global de Inovação (GII) classifica o desempenho em inovação de cerca de 131 países, com base em mais de 80 indicadores. Dados disponíveis desde 2011.

Parques tecnológicos

Os parques oferecem oportunidades para as empresas transformarem pesquisas em produtos, estimulando a sinergia entre os centros geradores de conhecimento (universidades, centros de pesquisa) e o setor produtivo.

 

Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação

Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) tem como objetivo principal o monitoramento da produção científica, tecnológica e da inovação, acompanhando tendências no Brasil e no mundo. O OCTI elabora, ainda, indicadores que permitam orientar e monitorar políticas públicas de CT&I no país e avaliá-los no contexto internacional.