NITS

PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE UM ANTICORPO MARCADO, MÉTODO PARA DIAGNÓSTICO DE LEPTOSPIROSE IN VITRO, USO, E, KIT PARA DETECÇÃO IN VITRO DA PRESENÇA DE CEPAS DE LEPTOSPIRA EM FLUIDOS BIOLÓGICOS

2 de julho de 2019
Inventores:
LARISSA DO RÊGO BARROS MATOS, LUIZ BEZERRA DE CARVALHO JÚNIOR; e PATRÍCIA ANTONIA ESTIMA ABREU DE ANIZ
Tipo:
Núcleos:

Temas:

Problema a ser resolvido:
A presente invenção encontra-se no campo da imunologia. A presente invenção se refere a um processo para obtenção de um anticorpo marcado que compreende as etapas de inoculação de uma cultura de Leptospira interrogans em coelho; extração de sangue de coelho inoculado com a cultura de Leptospira interrogans; purificação do anticorpo IgG anti-leptospira interrogans por meio de precipitação por ácido caprílico; diálise do anticorpo purificado; e conjugação do anticorpo purificado ao éster de acridina dimetil N-Hidroxisuccinamida (DMAE-NHS). A presente invenção se refere ainda a um método para diagnóstico de leptospirose in vitro, que consiste em contatar fluidos biológicos suspeitos de conter leptospiras com o anticorpo IgG anti-leptospira interrogans marcado tal como obtido pelo processo supracitado e detectar a ligação do anticorpo marcado à leptospira por quimiluminescência. A presente invenção se refere ainda ao uso do anticorpo marcado, tal como obtido pelo processo supracitado, para a detecção de leptospiras in vitro e a um kit para detecção in vitro da presença de cepas de leptospira em fluidos biológicos compreendendo o anticorpo IgG anti-leptospira interrogans associado ao éster de acridina DMAE-NHS.
Inovação da Proposta:
No Brasil, a leptospirose apresenta surtos epidêmicos em períodos de chuva (Brasil, 2009; Pernambuco, 2012) e é encontrada com maior frequência nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Bahia e Pernambuco. O desenvolvimento de vacinas para uso humano e veterinário é um grande desafio atualmente. As principais vacinas disponíveis são suspensões celulares mono ou polivalentes, inativadas por agentes químicos ou físicos, tais como formaldeído ou fenol e calor. Estas composições vacinais chamadas bacterinas apresentam várias deficiências, como a proteção restrita aos sorovares presentes na preparação, reatogenicidade associada aos contaminantes oriundos do processo de obtenção, como componentes do meio e lipopolissacarídeos, a não indução da imunidade em longo prazo, o que requer administração anual ou semestral. Neste sentido, tem sido proposto o desenvolvimento de uma vacina polivalente com o emprego de proteínas de membrana de leptospiras, que além de estarem envolvidas na interação das bactérias com as células do hospedeiro, são bastante conservadas entre as diferentes espécies e sorovares.
Diferencial:
Nenhum documento do estado da técnica descreve ou sugere um método para detecção de leptospira in vitro utilizando-se um anticorpo IgG anti-leptospira purificado conjugado ao éster de acridina NHS-DMAE, o qual proporciona um método mais sensível para a detecção precoce de leptospiras em fluidos corporais.
Status da Propriedade Intelectual:
Data do depósito do pedido de patente: 14 de maio de 2014 Depositante: FUNDAÇÃO BUTANTAN Pedido de exame: 16 de fevereiro de 2017 Status atual: Aguardando exame.
O que buscamos:
A presente invenção propiciará vantagens significativas em relação ao método de diagnóstico de leptospirose existente no estado da técnica, proporcionando um método mais sensível para a detecção de leptospiras em fluidos corporais. O anticorpo policlonal IgG anti-leptospira purificado é conjugado ao éster de acridina NHS-DMAE, o que permite marcar leptospiras a partir da ligação específica antígeno-anticorpo, detectada por quimiluminescência, de forma mais rápida e mais sensível. A detecção de antígenos permite o diagnóstico precoce da leptospirose uma vez que para a detecção de anticorpos é necessária uma resposta imune. O diagnóstico precoce de leptospirose é de extrema importância já que o diagnóstico tardio da mesma é ainda uma das principais causas do grande número de óbitos por esta doença, devido à inespecificidade dos sintomas.
Mais Informações:
Link

Escrito por:
Durval