NITS

COMPOSTO FLUORESCENTE, PROCESSO DE PRODUÇÃO E SEU USO

2 de julho de 2019
Inventores:
Juliana Mozer Sciani Stanley Nunes Siqueira Vasconcelos Daniel Carvalho Pimenta
Tipo:
Núcleos:

Temas:

Problema a ser resolvido:
A presente invenção se refere a um composto derivado de um aminoácido, o qual emite florescência visualizada na coloração azul, podendo ser observada em filtros comuns. A presente invenção também se refere ao processo de obtenção do dito composto assim como ao seu uso.
Inovação da Proposta:
O novo composto fluorescente possui baixa massa molecular, o que minimiza interferências na molécula a ser marcada, o que é extremamente relevante quando se trata de peptídeos e proteínas pequenas
Diferencial:
Nenhum documento do estado da técnica descreve ou muito menos sugere um composto fluorescente com massa molecular de 297,18 Da, que é bem menor que as sondas disponíveis. Além do tamanho, a molécula ser derivada de um aminoácido minimiza modificações estruturais da molécula a ser marcada.
Status da Propriedade Intelectual:
Data do depósito do pedido de patente: 29 de dezembro de 2017 Depositante: INSTITUTO BUTANTAN Pedido de exame: até 29 de dezembro de 2020
O que buscamos:
O composto se mostrou fluorescente, com pico de 320 nm. Essa molécula foi testada em modelos biológicos de cultura de fungos, bactérias e células de mamíferos, e foi visto que não causa toxicidade ou qualquer alteração morfológica nas células, mesmo em doses elevadas (100 µM). Isso mostra que a molécula pode ser utilizada como sonda fluorescente para marcação de proteínas e peptídeos para pesquisa científica na área de biologia celular, farmacologia, bioquímica, entre outros.
Mais Informações:
Link

Escrito por:
Durval