NITS

COMPOSTO FLUORESCENTE ACOPLADO A UM PEPTÍDEO CARREADOR, PROCESSO DE PRODUÇÃO E SEU USO

24 de junho de 2019
Inventores:
Juliana Mozer Sciani   Stanley Nunes Siqueira Vasconcelos   Daniel Carvalho Pimenta   Hélio Alexandre Stefani  
Problema a ser resolvido:
O uso de sondas fluorescentes tem sido cada vez mais frequente na pesquisa científica, para localização de compostos marcados no ambiente intracelular, tecidual e órgãos, além do monitoramento de processos in vivo em animais. Além disso, a marcação fluorescente é utilizada na avaliação de eventos celulares por citometria de fluxo. O uso em diagnósticos por exames de imagem também já está sendo feita em alguns locais do mundo, em casos de tecidos superficiais, como câncer de mama e linfonodos. As sondas comercialmente disponíveis têm massa molecular em torno de 800 Da, tamanho que para a marcação de proteínas grandes e anticorpos é desprezível. No entanto, a marcação dessas sondas a peptídeos ou proteínas pequenas pode influenciar completamente as propriedades físico-químicas da molécula de interesse, causando modificação da atividade biológica. O composto fluorescente descrito no presente pedido de patente tem massa molecular baixa (compatível com a de um aminoácido), o que minimiza a possível modificação estrutural da molécula a ser marcada.
Inovação da Proposta:
O novo composto fluorescente acoplado a um peptídeo da presente invenção possui baixa massa molecular, o que minimiza interferências na molécula a ser marcada, o que é extremamente relevante quando se trata de peptídeos e proteínas pequenas. Além disso, o acoplamento desse novo composto a um peptídeo penetrador de células tal como revelado pela presente invenção permite uma seletividade a tumores de pele, o que possibilita um diagnóstico para diferenciação de tumores
Diferencial:
Nenhum documento do estado da técnica descreve ou muito menos sugere um composto fluorescente com massa molecular de 297,18 Da, que é bem menor que as sondas disponíveis. Além do tamanho, a molécula ser derivada de um aminoácido minimiza modificações estruturais da molécula a ser marcada.  
Status da Propriedade Intelectual:
Data do depósito do pedido de patente: 22 de janeiro de 2018   Depositante: INSTITUTO BUTANTAN   Pedido de exame: até 22 de janeiro de 2021   3ª anuidade: somente em 22 de abril de 2020   Status atual: Período de Sigilo (Art. 30 da LPI), “Art. 30. O pedido de patente será mantido em sigilo durante 18 (dezoito) meses contados da data de depósito ou da prioridade mais antiga, quando houver, após o que será publicado”.    
O que buscamos:
Um peptídeo fluorescente, que pode ser utilizado como carreador de moléculas e/ou fármacos, ambos com possível utilização em pesquisa e diagnósticos.
Mais Informações:
Link

Escrito por:
Durval