NITS

ANTICORPOS MONOCLONAIS HUMANOS ANTITETÂNICOS NEUTRALIZANTES PARA A INFECÇÃO POR C.TETANI, MÉTODO DE OBTENÇÃO DOS DITOS ANTICORPOS MONOCLONAIS E SEU USO NA IMUNOTERAPIA PARA ACIDENTES SUSCEPTÍVEIS À INFECÇÃO PELO BACILO TETÂNICO

2 de julho de 2019
Inventores:
ANA MARIA MORO, JORGE ELIAS KALIL FILHO, EDUARDO ALIPRANDINI
Tipo:
Núcleos:

Temas:

Problema a ser resolvido:
A presente invenção se refere a anticorpos monoclonais humanos antitetânicos para a infecção por C. tetani, os quais são obtidos a partir de técnicas de engenharia genética tendo como base a informação de sequência gênica obtida a partir de linfócitos B do sangue periférico de pessoas imunizadas com o toxóide tetânico. A informação genética é inserida em vetores usados para transfecção de células de mamíferos com o objetivo de gerar linhagens celulares produtoras dos anticorpos monoclonais antitetânicos. Em um outro aspecto, a presente invenção se refere a composições imunológicas contendo o dito anticorpo monoclonal, assim como seus usos no tratamento e/ou imunoterapia da infecção por tétano.
Inovação da Proposta:
A tecnologia utilizada para a obtenção dos anticorpos monoclonais humanos anti-tetânicos seguiu metodologia “estado da arte”. Anticorpos monoclonais têm sequencias únicas de nucleotídeos e aminoácidos que se caracterizam como invenção. Outra novidade seria o uso de anticorpos monoclonais humanos para imunoterapia da infecção acidental por tétano. A vacinação, embora eficiente, mostra proteção diminuída nos idosos, não recuperada pela revacinação. Uma outra forma de infecção por tétano é o tétano neonatal, veiculada pelo corte do cordão umbilical. Seria necessário avaliar se anticorpos monoclonais humanos poderiam ser utilizados em recém nascidos acometidos pela infecção, já que outros anticorpos monoclonais de combate a agentes infecciosos são usados em bebês.
Diferencial:
Esta invenção tem grande potencial de gerar um novo produto para o Instituto Butantan. Além dos anticorpos monoclonais já descobertos e testados, ainda temos uma reserva de outros para testar. As sequências gênicas dos anticorpos neutralizantes serão utilizados para geração de linhagens celulares estáveis produtoras dos anticorpos, em produtividade para escalonamento e produção em biorreatores, processos que poderão ser efetivados no Butantan. O produto resultante é um anticorpo com consistência de lote, de potência e de efetividade para uso em casos de acidentes com potencial de infecção pelo tétano.
Status da Propriedade Intelectual:
Data do depósito do pedido de patente: 29 de julho de 2016 Depositante: FUNDAÇÃO BUTANTAN Pedido de exame: até 29 de julho de 2019 Status atual: Aguardando pela solicitação de pedido d
O que buscamos:
Nenhum dos documentos do estado da técnica ensina ou muito menos sugere anticorpos monoclonais humanos antitetânicos neutralizantes para a infecção por C. tetani conforme definido pelas sequências específicas revelada pela presente invenção. Assim como, nenhum dos documentos do estado da técnica ensina ou muito menos sugere o método de obtenção dos anticorpos monoclonais revelados pela presente invenção e seu uso na imunoterapia para acidentes susceptíveis à infecção pelo bacilo tetânico.
Mais Informações:
Link

Escrito por:
Durval