Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros

leonor 5 copy

Um pouco de Historia

Criado em 1944 pelo Governo do Estado de São Paulo e cedido à Legião Brasileira de Assistência (LBA), o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (HMLMB) foi inaugurado como “Casa Maternal e da Infância” com o intuito de prestar atendimento a mulheres carentes, especialmente gestantes e parturientes.
Em 1978, com o advento do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), passou a integrar a rede própria do INAMPS. Desde 1987, com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), tornou-se hospital próprio da Secretaria de Estado da Saúde e presta assistência especializada em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia, exclusivamente pelo SUS. Em 2000, recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde aos hospitais que seguem à risca uma lista de exigências para a promoção do aleitamento materno. Também conquistou o prêmio “Maternidade Segura”, da Organização Pan-Americana de Saúde, UNICEF, Ministério da Saúde e FEBRASGO.
Em 2013 recebeu o certificado de Hospital de Ensino expedido pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
Desde os primeiros anos de funcionamento do hospital, a maior preocupação sempre foi e continua sendo oferecer atendimento humanizado e com qualidade. Ao mesmo tempo, investimos na formação e no aperfeiçoamento de uma nova geração de profissionais, pois sem atualização constante não existe desenvolvimento em nenhuma atividade.
Um dos grandes orgulhos da Casa Maternal foi a publicação, no período de 1945 a 1977, da revista científica “Maternidade e Infância”, referência para os especialistas dessa época.
“Os primeiros trabalhos publicados foram “Cesárea e sinfisiotomia” de autoria de Benedito Tolosa e “A visualização da placenta pela radiografia simples” de João Amorim e Oswaldo Lacreta”.
Desde então, muito tempo se passou, o hospital cresceu, a medicina evoluiu, a interdisciplinaridade se diversificou com o surgimento de novas profissões; conceitos outrora impensáveis como qualidade hospitalar e humanização da assistência se tornaram paradigmas no nosso dia-a-dia.
Por outro lado, nossa produção científica seguiu em frente, sendo que o objetivo atual é resgatar esse material aqui produzido, através da Biblioteca (Centro de Estudos Dr. Domingos Delascio) e da Rede de Informação e Conhecimento e disponibilizá-lo a todos os profissionais que buscam aprimoramento científico nas áreas de saúde da mulher e do recém-nascido.

CONHEÇA A BIBLIOTECA
A Biblioteca do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros é especializada em saúde da mulher e do recém-nascido. Tem a finalidade de reunir, organizar e facilitar o acesso a todo material informacional destinado ao desenvolvimento dos programas de ensino e pesquisa.

Serviços oferecidos:

  • Disponibiliza seis computadores com acesso a internet para uso dos profissionais cadastrados.
  • Treinamento para pesquisa em base de dados.
  • Treinamento de Informática e internet, visando contribuir para a inclusão digital.
  • Biblioteca Cooperante da BVS RIC.
  • Comutação bibliográfica.
  • Empréstimo entre bibliotecas quando solicitados pelo usuário.
  • Serviço de fotocópias de artigos científicos.

Acervo
Possui aproximadamente 1.500 títulos cadastrados no sistema Personal Home Library (PHL), dispondo de Livros, Manuais, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, Monografias, Periódicos, Obras de Referência, Material audiovisual, Documentos em CD, DVD. VHS, Publicações digitais em formato PDF.
Permite consulta de toda Produção Científica da Instituição e algumas publicações disponíveis em meio eletrônico no site: http://ses.sp.bvs.br

Bases para Pesquisa:

Tutorial para consulta ao acervo físico da biblioteca:
Insira no campo busca o assunto de seu interesse e clique em buscar para pesquisar, o
sistema mostrará os materiais cadastrados.
Os títulos podem ser pesquisados na base de Dados PHL, conforme ilustrado abaixo.

phl_Hlmb

Empréstimo
Poderão retirar livros todos os profissionais com vínculo empregatício neste hospital e cadastrados no sistema PHL da biblioteca.
O Usuário poderá permanecer com a publicação de dois a sete dias conforme o tipo de material solicitado.
O prazo de empréstimo de Livros, Manuais, Teses, Dissertações e Monografias,  é de sete dias consecutivos, podendo ser renovado se não tiver reserva do material. Para Obras de referência, periódicos e dicionários só é permitida a consulta local.

Doações
As doações recebidas serão avaliadas para a possível inclusão no acervo, as que já fizerem
parte do acervo, serão encaminhadas para distribuição.

Endereço:
Av. Celso Garcia, 2477 - São Paulo –SP- Belém - CEP: 03015-000
E-mail: hmlmb-biblioteca@saude.sp.gov.br bibliotecahmlmb09@gmail.com
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8 às 14h

Diretores do Hospital:
Prof. Dr. Corintio Mariani Neto, Diretor Técnico de Saúde III

Profª Dra. Marcia Maria Auxiliadora de Aquino, Diretor Técnico de Saúde

Coordenador da Biblioteca:
Juliano Pires da Silva,
Assistente Técnico de Saúde I

Rosimeire Aparecida de Alencar, Bibliotecária

FOTOS

foto hmlmb01

foto_hlmb02

foto_Hlmb03

foto_Hmlmb_04

HMLMB_mapa localiacao