Para o Pesquisador

pesquisador

Com o objetivo de reunir, organizar e facilitar o acesso a serviços e informações úteis aos pesquisadores e profissionais da SES/SP, a BVS RIC passa a disponibilizar esta área que oferece recursos e orientações de acesso a vários serviços específicos.
    • ResearcherID e Minhas Citações do Google Acadêmico
    • ORCid
      [ Show Excerpt → ]

      O ORCID é um esforço orientado pela comunidade, aberto e sem fins lucrativos para criar e manter um registro de identificadores únicos de pesquisadores e um método transparente de conectar as atividades e resultados de pesquisas a estes identificadores. É único em sua capacidade de alcance interdisciplinar, setores de pesquisa e fronteiras nacionais.
      Fornece duas funções principais: (1) um registro para obter um identificador único e gerenciar o registro das atividades e (2) APIs que suportam a comunicação e autenticação de sistema a sistema.
      O Registro ORCID está disponível sem nenhum custo a indivíduos que mantêm um identificador ORCID, gerenciam seu registro de atividades e pesquisam por outros no Registro.

    • ResearcherID
      [ Show Excerpt → ]

      ResearcherID permite gerenciar e compartilhar sua informação profissional e resolver questões de identidade de autor, acrescentando simultaneamente métricas de citação dinâmicos e redes de colaboração para o seu perfil pessoal.
      Fornece à comunidade de pesquisa, um índice de valor inestimável para informação do autor. Ao atribuir um identificador único para cada autor, ResearcherID padroniza e esclarece os nomes dos autores e citações e torna a sua busca de informações mais simples e acessível.

      Tutorial elaborado pela Biblioteca FEAUSP em 01/2013

       

    • ResearchGate
      [ Show Excerpt → ]

      O principal objetivo do ResearchGate é conectar os cientistas, a fim de promover a colaboração. Com mais de 1,5 milhão de usuários, sua comunidade é composta de várias disciplinas. ResearchGate fornece uma plataforma para usuários construírem um portfólio online, apresentar a sua pesquisa, buscar um banco de dados de publicações do usuário e lista de conferências científicas. A inscrição no ResearchGate é gratuita.

    • Google Scholar
      [ Show Excerpt → ]

      O Google Scholar fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.

      Recursos disponíveis:
      Pesquisar diversas fontes em um só lugar
      Localizar artigos, resumos e citações
      Armazenar o artigo integral em sua biblioteca ou na web
      Ficar sabendo sobre os artigos principais de qualquer área de pesquisa

      O Google Scholar classifica os resultados de pesquisa segundo a relevância. Como na pesquisa da web com o Google, as referências mais úteis são exibidas no começo da página. A tecnologia de classificação do Google leva em conta o texto integral de cada artigo, o autor, a publicação em que o artigo saiu e a freqüência com que foi citado em outras publicações acadêmicas.

    • Currículo Lattes
      [ Show Excerpt → ]

      O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

    • Plataforma Brasil
      [ Show Excerpt → ]

          A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).
      O sistema permite ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.

    • Bases gratuitas de patentes
    • Where to Search for Funding
    • Como proteger patente no exterior