Núcleos de Inovação Tecnológica em Saúde (NITS)

O Decreto nº 56.569, de 29/12/2010 cria os Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs em cada um dos 21 Institutos de Pesquisa que integram a administração direta do Estado. Sete destes Institutos encontram-se no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Instituto Adolfo Lutz, Instituto Butantan, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Instituto Lauro de Souza Lima, Instituto PasteurInstituto de Saúde e Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN), visando gerir a política de inovação institucional.

A implantação destes NIT’s, sob a coordenação da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde – CCTIES tem como objetivo dotar a SES/SP de um sistema paulista e brasileiro de inovação tecnológica, além de fortalecer e reorganizar os Núcleos de Economia da Saúde mediante a cooperação especializada com as instituições de ensino superior estabelecidas no Estado de São Paulo. Tem ainda a finalidade de promover a capacitação e o desenvolvimento de recursos humanos qualificados para as questões relacionadas ao custo-benefício, custo-efetividade e custo-utilidade de programas e ações de saúde.

Considerando a relevância na implantação destes NIT’s, a SES/SP firmou um termo de cooperação com o grupo da FIA/FEA/USP, cujo projeto foi dividido em duas fases (Projeto Fase 1 e Projeto Fase 2), coordenados pelo Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski, pela FIA/FEA/USP e Dra. Sueli Gonsalez Saes, pela CCTIES/SES.

O Projeto Fase 1 (2013 a 2014) – teve como principal objetivo apoiar a institucionalização dos Núcleos de Inovação Tecnológica na SES/SP e foi finalizado em maio de 2014 com a apresentação dos resultados ao coordenador da CCTIES, Dr. Sergio Muller, e ao Sr. Secretário da Saúde, Dr. David Uip.
Nesta primeira fase os NITs da SES/SP passaram a fazer parte da Rede Inova São Paulo e, em conjunto com os demais membros da rede participaram da Chamada Pública MCTI/SETEC/CNPq Nº 92/2013 para Apoio à Implantação e Capacitação de Núcleos de Inovação Tecnológica, com o título: Inova Capacita: Capacitação do arranjo de NITs da Rede Inova São Paulo.
Em outubro de 2014, começaram as capacitações aos membros da Rede, por meio dos Cursos de Nivelamento – Rede Paulista Inova São Paulo.

O Projeto Fase 2 (2014 a 2015), com início em agosto e finalização em dezembro de 2015, teve como principal objetivo dar continuidade de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica para tornar a SES/SP um ator relevante dos sistemas paulista e brasileiro de inovação tecnológica.
Nesta fase, o projeto apresentado junto ao CNPq foi aprovado e está em fase de execução.

Em 2016 as atividades continuam em desenvolvimento, com ênfase no projeto em parceria com o Reino Unido (NESTA), tendo o NIT do Instituto Adolfo Lutz como piloto nesta iniciativa.

Coordenação dos NITS na SES/SP
Dra. Sueli Saes