BVS Regional

Rede de Informação e Conhecimento SES/SP

Fontes de Informação da SES

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros

     Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros - Biblioteca

Av. Celso Garcia, 2477 - Prédio Administrativo - sala 104
CEP: 03015-000 - Belenzinho - São Paulo, SP, Brasil

Contatos:
E-mail: centro.delascio@itelefonica.com.br - bibliotecahmlmb09@gmail.com
Telefones: 11-22924188 R.241

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 8 às 18 horas


                                                                                                                                           Conheça a Biblioteca:


Criado em 1944 pelo Governo do Estado de São Paulo e cedido à Legião Brasileira de Assistência (LBA), o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (HMLMB) foi inaugurado como 'Casa Maternal e da Infância', com o intuito de prestar atendimento a mulheres carentes, especialmente gestantes e parturientes.
Em 1978, com o advento do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), passou a integrar a rede própria do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social). Desde 1987, com  a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), tornou-se hospital próprio da Secretaria de Estado da Saúde e presta assistência especializada em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia, exclusivamente pelo SUS. No ano de 2000, recebeu o título de 'Hospital Amigo da Criança', concedido pela OMS, UNICEF e Ministério da Saúde, aos hospitais que seguem à risca uma lista de exigências para a promoção do aleitamento materno. Além disso vem mantendo, desde 1994, o Selo de Conformidade com a Qualidade Hospitalar (CGH), concedido pela APM (Associação Paulista de Medicina) e CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo). Também conquistou o prêmio 'Maternidade Segura', da OPAS, UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infência), Ministério da Saúde e FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
Desde os primeiros anos de funcionamento do hospital, a maior preocupação sempre foi oferecer atendimento humanizado e com qualidade. Houve também investimentos na formação e no aperfeiçoamento de uma nova geração de profissionais, visando a atualização constante.
Um dos grandes orgulhos da Casa Maternal, foi a publicação, no período de 1945 a 1977, da revista científica Maternidade e Infância, referência para os especialistas da época. Os primeiros trabalhos publicados foram 'Cesárea e sinfisiotomia', de autoria de Benedito Tolosa, e 'A visualização da placenta pela radiografia simples', de João Amorim e Oswaldo Lacreta.
Desde então o hospital cresceu, a medicina evoluiu, a interdisciplinaridade se diversificou, com o surgimento de novas profissões; conceitos outrora impensáveis como qualidade hospitalar e humanização da assistência, se tornaram paradigma no dia-a-dia.
Por outro lado, a produção científica seguiu em frente, sendo que o objetivo atual é resgatar esse material produzido no hospital, através da Biblioteca (Centro de Estudos Dr. Domingos Delascio),  integrando a Rede de Informação e Conhecimento e tornando-o disponível a todos os profissionais que buscam aprimoramento científico.
Áreas de Especialização: Saúde da Mulher e do Recém-nascido
Projetos em Desenvolvimento: Cooperação Técnica SES/BIREME para ampliação dos serviços da Rede de Informação e Conhecimento.
Serviços: atendimento ao usuário, empréstimo, comutação bibliográfica, acesso à internet com seis microcomputadores disponíveis para pesquisa, treinamento de usuários para acesso às bases de dados, SCAD, permuta de publicações, exposição de novas publicações e serviços de reprografia.


Diretor Técnico do Hospital
Dr. Corintio Mariani Neto

Gestor do Programa
Dr. Sergio Daré Júnior

Responsáveis
Rosimeire Aparecida de Alencar (Bibliotecária)
Edinalva Aparecida dos Santos



Bases de Dados para pesquisa:

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188

05403-000 • São Paulo/SP • Brasil

Tel: (55 11) 3066-8000